Deputado condena policial que matou cavalo
19 de agosto de 2015
Tribunal de Justiça é contra Projeto dos Precatórios
19 de agosto de 2015
Exibir tudo

Aracaju terá Festival de Caranguejo

Aracaju será palco do Festival de Caranguejo, marcado para 27 deste mês a 7 de setembro próximo. Organizado pela Secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sebrae e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o evento terá a a participação de cerca de 40 estabelecimentos que, durante 12 dias, terão no cardápio um prato especial feito com o crustáceo característico de Sergipe.

Para o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Carvalho, o festival vai fortalecer o turismo e a cultura da capital sergipana. “Tenho visto este evento como a oportunidade de reverenciamos e intensificamos a nossa cultura gastronômica de consumo de caranguejo. Toda região tem sua identificação gastronômica a exemplo do acarajé da Bahia, a tapioca Alagoas, o Açaí do Pará. O caranguejo é nosso e precisamos chamar pra nós o fortalecimento dessa identificação”, discursa Walker.

O litoral sergipano permite que a culinária local utilize caranguejos, camarões, siris, arraias e até representantes de água doce, como o surubim. Os resultados são pratos como moquecas, fritadas e caranguejadas. Matéria-prima abundante, encontrada de norte a sul de Sergipe, o caranguejo, que possui enorme relevância para o Estado, envolvendo uma série de atores da comunidade como os catadores, os comerciantes e os consumidores finais.

Em Aracaju, a Passarela do Caranguejo, localizada na praia de Atalaia, concentra uma série de bares e restaurante especializados em caranguejo. Todos os dias, mas principalmente nos finais de semana, muitos sergipanos encontram-se ao longo da Passarela para degustar, junto com uma infinidade de turistas, esse prato típico acompanhado da famosa cervejinha estupidamente gelada.

O consumo não se restringe a essa área de Aracaju. É possível comer o crustáceo nas várias praias e em diversos bares. Pode ser feito cozido em água e sal e acompanhado de um vinagrete (aqui se entende por tomate verde, pimentão, cebola, coentro e cebolinha picados), o mais tradicional, ou então como recheio em pastéis, fritadas e alguns petiscos. Há quem venda somente as patinhas já limpas, que podem ser empanadas e ficam deliciosas.

(Com informações do site coletivogourmet.com.br)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *