O governo está em compasso de espera
5 de dezembro de 2022
Urologista alerta para aumento dos casos de sífilis em Sergipe
5 de dezembro de 2022
Exibir tudo

Aracaju faz testes e distribui máscaras contra a covid-19

Os efeitos prolongados da doença foram mais frequentes entre os não vacinados

A Secretaria da Saúde de Aracaju (SMS) e a Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT) estão realizando estagem para detectar a covid-19 e distribuindo máscaras no Terminal de ônibus Leonel Brizola, localizado na zona oeste da capital, ao lado da Rodoviária Nova. A ação do TestAju aconteceu nesta segunda-feira (5) e vai se repetir nas próximas quarta e sexta-feiras, com a disponibilização de 200 senhas para atendimento, por dia. Os resultados dos testes são entregues em até 20 minutos.

“Para realização do exame, a equipe faz a coleta swab, com o cotonete nas duas narinas. Todos os usuários de casos positivos, ao receberem o resultado, assinam uma notificação dando ciência da necessidade de isolamento pelo período de sete dias, seja ele sintomático ou assintomático, e são orientados quanto ao surgimento de sintomas. No caso dos sintomas moderados e graves, o paciente deve buscar atendimento nos Hospitais Nestor Piva ou Fernando Franco”, explica a técnica da Vigilância Epidemiológica da SMS, Mariana Aragão.

Isolamento e monitoramento

O isolamento deve ser cumprido durante os sete dias. Caso o indivíduo tenha acesso à testagem em serviço de saúde, o isolamento respiratório domiciliar pode ser reduzido e suspenso no quinto dia completo do início dos sintomas. “Só poderá ser suspenso o isolamento no quinto dia, se o usuário apresentar resultado negativo de RT-PCR ou teste de antígeno, e que não tenha febre e também não esteja usando medicamentos antitérmicos.”, enfatiza a técnica.

Uso de máscaras

Seguindo as medidas do Comitê de Operações Emergenciais (COE), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também participará da ação do TestAju, distribuindo máscaras de proteção individual. Essa iniciativa faz parte das ações municipais voltadas à conscientização da população para a necessidade do retorno do uso de máscaras por indivíduos com sintomas gripais, idosos acima de 65 anos, imunossuprimidos, pessoas com doenças crônicas preexistentes, indivíduos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto em ambientes fechados, nas Unidades de saúde e no transporte coletivo, ou de grande circulação de pessoas, assim como a importância da manutenção dos cuidados sanitários e de completar o esquema vacinal.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *