Secretaria da Justiça nega fuga em presídio de Sergipe
21 de abril de 2020
Maria Dantas, uma deputada espanhola filha de Aracaju
21 de abril de 2020
Exibir tudo

Aracaju pode ficar sem ônibus

O objetivo da gratuidade é a garantia constitucional do direito ao voto.

O transporte coletivo de Aracaju pode entrar em colapso em plena pandemia do coronavírus. Ouvido pelo blog Primeira Mão, o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus (Setransp), Alberto Almeida, confirmou a ameaça de paralisação do setor a qualquer momento. Segundo ele, as concessionárias já pediram apoio tanto ao governo de Sergipe quanto à Prefeitura da capital mas não conseguiram êxito.

“As contas seguem sem bater. Só de combustível são R$ 3,5 milhões por mês e a demanda de passageiros continua caindo”, lamentou Alberto. Segundo ele, as empresas estão operando com 24% da sua demanda habitual e a frota não foi reduzida na mesma proporção. “Infelizmente, a prestação desse serviço que é essencial está em colapso. O dirigente disse que o risco de paralisar toda a operação, pois o número de passageiros está em queda, enquanto a despesa não sofreu redução.

De acordo com Alberto Almeida, a frota está praticamente em quantidade normal nos horários de pico em Aracaju, “porque, para evitar a aglomeração, as empresas estão colocando ônibus a mais”. Ele afirma que em outras capitais tem havido subsídios do poder público. Fortaleza e Salvador estão fazendo compensação das gratuidades. São Paulo comprou passagens antecipadas para ajudar no pagamento dos salários dos funcionários.

Compartilhe:

27 Comments

  1. Hudson pereira de Moraes disse:

    Não acredito nesse presidente porque as empresas de ônibus sempre foram muito bem pagas pelos passageiros e nunca melhoraram as frotas ,acho que estão e com intenção de se aproveitarem do momento querem pegar exemplo de outros estados . porque não pegaram exemplo de são Paulo das condições dos ônibus todos novos com assentos confortáveis ar condicionado e etc isso e oportunismo dessas empresas se não dá para eles de lugar para outras entrepernas e só abrir licitação no Brasil ,com certeza vira várias querendo ocupar o lugar .

    • Lucivania Farias Araujo disse:

      Concordo com vc.

    • Simones disse:

      Vcs são canalhas.em Aracaju os ônibus são muito velhos,e a gente esta ficando 2 horas,RM um ponto de ônibus.ordinários.

    • Brito junior disse:

      Também concordo vc passa uma eternidade no ponto de ônibus e vem dizer que aumentou a frota, conta outra Sintra.

    • Jonisson disse:

      Me perdoem mas tenho que concordar com o amigo Hudson. Os custos continuam os mesmos, reclamem com o governador para baixar os impostos dos combustíveis pois na refinaria e na distribuidora estão lá embaixo mas nas bombas continuam o mesmo. Vocês empresários querendo mamar na teta sempre. Já pensou se a população se revolta e exige a extinção das operações dessas empresas aqui? e obrigar a abrir licitação para novas empresas? Ah se o povo soubesse do poder que tem nas mãos!
      Outra coisa que nunca me enganei, sempre achei que hj única deveríamos ser escravos de monopólios, em toda e qualquer área é necessário que tenhamos sempre um plano B ou um alternativo como queiram chamar, eu chamo de alternativa. Já imaginou se copiassemos outros estados que tem bondinho movido a força do vento e a energia cinemática, energia mecânica convertida em elétrica.

  2. Gilvan Pereira de Aquino disse:

    Não é verdade! Conte outra presidente. Voçês reduziram a frota de ônibus. Isso é uma pressão em cima do ministério público que nesta semana obriga aumentar o número de ônibus para servir melhor a população. Deixe de chantagem! Á passagem em Aracaju é cara. Os ônibus são imundos, sem higiene. Al em do mais todas as linhas cortam a cidade e muitos como os da região metropolitana vai além. Em uma viagem do Bugio ao Augusto Franco voçês já superfaturam.
    Deixe de mentira. Querem se aproveitar. Agora é hora da solidariedade e de dar aquilo éque é direito de todos.

    • Everaldo disse:

      Não acredito nesse presidente, pois o número de ônibus foi reduzido até mesmo no horário de pico pra vc ter uma ideia minha esposa ficou no terminal zona sul na atalaia das 17:30 as 19h esperando um ônibus da linha 600/2 nem o fiscal sabe os horários. Tem mais oshorários não são compridos.
      E quando quebra um difícilmente é reposto outro sem contar que não existe fiscal da SMTT. E como esta linha não tem concorrencia eles fazem o que bem querem

    • Josilene gomes disse:

      Verdade.As pessoas nunca aprende é as pragas no mundo e o que vemos são pessoas se aproveitando da situação,os seres humanos nunca vai acordar pra realidade

  3. Paulo Nascimento disse:

    As empresas de ônibus sempre foram mau geridas, o valor da passagem é com certeza o mais caro do Brasil, não no valor mais por km rodados o interresante é que as empresas quebram aqui e os seus diretores permanecem ricos e vão abrir em outros Estados. Como falou Hudson Pereira, frota velha, sem conforto para o cliente e almento nas despesas de manutenção.

  4. CRISTIANE NASCIMENTO SOUZA disse:

    Concordo com o comentario acima,não existe essa de que estão colocando ônibus a mais em horario de pico,todos os dias fico 1hora esperando ônibus e sempre lotados,quando vão aparecer na Tv eles motam a sena direitinho pra dizer que estão se importando com a população.

    • Marcelo disse:

      Que oportunismo destas empresas e desse “presidente” querendo se aproveitar da situação , ainda mais agora que o governo estadual decretou estado de calamidade , vcs são canalhas !
      Parece que nesse estado não existe leis , parece que por aqui judiciario , legislativo, executivo e grandes empresas são tudo envolvidos , as empresas locais fazem o que querem , enquanto o ministério público estadual faz vista grossa, o povo sergipano são muito passivos , com certeza estas empresas querem faturar uma grana aproveitando-se da situação, vim falar que gastam , 3,5 milhões de reais em combustível isso é uma piada , com esse valor daria pra comprar metade da PETROBRÁS.

  5. Luiz disse:

    Isso é balela, ônibus lotados terminais abarrotados de gente,e só dá uma volta pelos terminais pra ver,a frota foi reduzida sim,e mais tiraram augumas linha ainda. E mais um motivo pra ganhar dinheiro do governo,duvido se alguma deles andam de ônibus

    • Luciana disse:

      Verdade, concordo com o comentário acima reduziram os ônibus eu estou trabalhando e quando saio do trabalho fico uma hora no ponto de ônibus e quando chega ,está super lotado,deveria aumentar a frota para não super lotar ,pois como dizem vcs não andam de ônibus, quem anda de ônibus somos nós a populacao pobre

  6. Anônimo disse:

    É incrível como mentem na cara dura
    se eles vai usar pretexto de pandemia pra paralisar é uma coisa agora dizer que está operando normal nos horários de pico fala sério eu fico 1h no ponto de ônibus, na avenida Maranhão eu fico quase meia hora. São terminais lotados sem respeitar a distância mínima ônibus super lotado. Ontem conversei com um funcionário da Viação Paraíso ele me disse que vai receber menos de um salário e o ticket alimentação foi cortado. Estão recebendo de acordo com o que trabalha e segundo o funcionário estão trabalhando apenas 4 horas diárias e vão receber se acordo com essa hora. Aí vem o superintendente falar carga d’água o povo não é besta! Colapso é povo ir pra rua bater de frente com o sistema aí eu quero ver

  7. Fabio Barbosa de Araujo disse:

    Desses donos de empresas só vejo oportunismo querendo se aproveitar da situação em que estamos passando .

  8. Um ex funcionário disse:

    Empresa viação atalaia em seus poucos anos que está em nossa capital passou 5 anos com inserção de alguns impostos , Doutor Alberto conte outra , Além do mais é um grupo muito forte que atua em diversos países .

  9. Jandira disse:

    Sinceramente não tem onibus a mais coisa nenhuma. Continuo trabalhando e estou passando 1hora e meia até mais. E por conta da demora consequentemente o ônibus sai cheio. Só sabe o que se passa quem realmente usa e precisa.
    Qdo a pessoa chega na empresa os patrões nem acredita que está demostrando tanto os ônibus.
    Essa situação deve é precisa ser analisada de perto. Fora que na maioria das vezes não segurança nenhuma nos terminais. Qdo tem ficam no final bem na ponta do terminal. Que deveriam ficar circulando.

  10. Evelyn disse:

    Que papelão hein presidente! Os ônibus foram reduzidos e como foram!Preciso deles todos os dias e só eu sei a dificuldade todos os dias pra correr e ter que pegar na hora certa pois se perder espero quase 2 h pra sair do terminal! Vocês reduziram sim e muitoo!Vocês querem se aproveitar da situação!

  11. Raquel Nery oliveira disse:

    Concordo com os comentários isso aí é pra não pagar os motoristas e cobradores que eles mesmos trantam como se fossem ninguém, só sabem cobrar deles e outra dão férias e não pagam, não dão satisfação para os trabalhos como eles vão ficar. São mentirosos!

  12. Takeshi disse:

    Mais uma piada do dia, essa empresa vive em crise. Toda vez que acontece algo em Aracaju eles começam a pedir apoio. Tem que ri muito com isso

  13. Evanice disse:

    Tudo balela querendo se aproveitar da situação, péssima administração dessas empresas aqui, ônibus precário que por lei não era mais pra está rodando, porque eles tem uma validade, mas isso não funciona, ônibus bem velhos,e os donos das empresas só enriquecendo,prestando um mal serviço à população, Terminais é uma vergonha,sem a menor estrututa, moro no Santa Lúcia, muito próximo do terminal,mas no normal à linha e às escalas deixa muito à desejar,fora do horário de pico vc fica esperando uma hora por um ônibus, aí qdo vem dois três Santa Lúcia 1,2 e o que faz à linha Rio de Janeiro, muito mal administrado.

  14. Jose disse:

    Isso é oportunismo. Canalhas. Pior frota do Brasil. Onibus que nem para galinhas servem. E cobram muito caro por serviço ruim!

  15. Reinaldo dos Santos disse:

    Esses donos de empresa só querem se aproveita é uma das passagens mais caras do Norte dordeste sem melhorias no sistema o órgão fiscalizador por sua vez fecha os olhos e atuam de forma incompetente .

  16. Edmilson Menezes disse:

    Todo mundo querendo dar uma mamadinha, agora vem esse vagabundo do presidente do setransp,dizer q o sistema vai entrar em colapso, um ônibus velhos ,sem conforto ,sucateados, explorando da população, enchendo os bolsos teve tanta mamada e dizer q ñ tem condições, vai s lascar seu bosta

  17. Genilson disse:

    Kkkkkk, vcs são uma comédia, vcs tem que trabalhar na praça é nossa do SBT, estão se perdendo kkkkkk

  18. Isaias Da silva disse:

    Como a frota não foi reduzida, saio para trabalhar no Siqueira Campos todos os dias. Tem colegas esperando mais de 1h no ponto. Ônibus da linha São Cristóvão x terminal Leonel Brizola só anda lotado, sem falar de demora do intervalo de um ônibus para outro. Passagem cara com ônibus velhos querem se aproveitar da situacao. Ministetio Público cobrem investimento da Progresso, só tem ônibus velhos

  19. […] de paralisação dos ônibus, feita por Alberto Almeida, presidente do Sindicato das Empresas. Segundo ele, a prestação desse serviço essencial pode entrar em colapso a qualquer momento, porque enquanto o número de passageiros caiu mais de 70, as despesas continuam […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *