Ajuda do pato manco
9 de novembro de 2017
Filha e sobrinha podem servir de barriga de aluguel
9 de novembro de 2017
Exibir tudo

Aracaju participa do Dia Nacional da Coleta de Alimentos

Sábado próximo é o Dia Nacional da Coleta de Alimentos, que chega a sua 12ª edição reunindo redes de supermercados e voluntários de todo o Brasil em prol de uma boa causa: a arrecadação de alimentos que podem ajudar mais de duas mil organizações sociais. O Walmart, que em Sergipe é representado pelos hiperes e supermercados Bompreço e TodoDia, participa pela 4ª vez dessa mobilização que está marcada para acontecer das 8h às 19h no próximo dia 11. Cerca de 150 colaboradores atuarão como voluntários para recolher e armazenas as doações dos clientes.

Em Aracaju, a expectativa dos colaboradores voluntários é recolher mais de cinco toneladas de alimentos. Também estão envolvidas com a campanha as lojas do Bompreço localizadas nas avenidas Sílvio Teixeira, Gonçalo Prado Rolemberg e Pedro Valadares, em Aracaju. Todos os gêneros doados pela população serão entregues ao Programa Mesa Brasil Sesc, uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício.

O Dia Nacional de Coleta de Alimentos foi criado em 2006 pela Companhia de Obras (CdO). Posteriormente, a instituição constituiu uma Donum – do latim doar-se – especificamente para cuidar dessa ação. A iniciativa acontece anualmente e conta exclusivamente com voluntários, que são responsáveis por convidar os clientes nas lojas a doar os alimentos não perecíveis. Em cada cidade, os Bancos de Alimentos fazem a distribuição do que foi arrecadado para instituições e entidades previamente cadastradas (asilos, creches, casas de acolhida, entidades de assistência social entre outras).

Rio que cresce

Segundo Francesco Tremolada, da coordenação nacional da campanha, o Dia Nacional da Coleta de Alimentos é como um rio que todo ano cresce. “É o que buscamos. Aumentar o número de cidades participantes, de lojas e fazer a iniciativa chegar para mais pessoas porque o que acontece quando se doa algo é um sentimento de realização. O que mais ouvimos dos que doam é que já estavam pensando em fazer algo do tipo, mas não sabiam onde ir ou quem procurar. Muitas vezes as pessoas querem ser solidárias, mas não conhecem os caminhos ou não imaginavam que se sentiriam bem fazendo isso”, comentou.

Além da importância do ato de doar para os clientes, Francesco destaca o trabalho dos próprios gerentes e funcionários dos supermercados que se envolvem, falam da campanha e ajudam como podem. “Sempre temos uma boa recepção nas lojas do Walmart. De modo geral, todos já estão acostumados com esse tipo de ação e é ótimo ver que incentivam algo tão positivo para a comunidade em que estão inseridos. É uma iniciativa para todos”, disse.

Quem passar pelas lojas das bandeiras Bompreço, Hiper Bompreço, BIG e Walmart, no próximo dia 11, poderá participar da mobilização que tem como lema “compartilhar as necessidades para compartilhar o sentido da vida”.

Ao todo serão 35 lojas do Walmart Brasil, em cidades dos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe e no Distrito Federal que vão estar preparadas para receber os voluntários da ação e os clientes que queriam apoiar a causa. A expectativa é disseminar o clima solidário e aumentar as doações. No ano passado foram arrecadadas 144 toneladas de alimentos em todo o Brasil e cerca de 200 mil pessoas foram beneficiadas.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *