Resumo dos jornais desta sexta
10 de junho de 2016
Leia o resumo dos jornais desta segunda
13 de junho de 2016
Exibir tudo

Aracaju enferma

Diferente do que tenta fazer crer a Prefeitura, a saúde pública em Aracaju vai de pior a pior. A permanente falta de diálogo da administração municipal é responsável pela greve em andamento de praticamente todos os profissionais da área. Os médicos retornaram ontem ao trabalho, mas estão sem poder atuar devido à paralisação dos enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, odontólogos, agentes comunitários de endemias e auxiliares gerais. O tão propalado horário estendido nos postos de saúde é mais uma pirotecnia pra inglês ver, pois na prática as unidades seguem funcionando de forma capenga. Sem novos argumentos para encobrir o desgoverno, o prefeito João Alves Filho (DEM) elegeu uma culpada pela fracassada política de saúde municipal: a oposição! Chega a ser uma brincadeira de mau gosto alguém tentar justificar os próprios equívocos culpando outras pessoas, principalmente quando está em jogo a vida do aracajuano menos afortunado. Respeite o povo, João!

Mãos ao alto

Enquanto a Secretaria da Segurança Pública jura que a violência diminuiu em Sergipe, os bandidos seguem fazendo vítimas. É raro o final de semana que não se mata entre 15 a 20 pessoas, os pequenos furtos e roubos estão fora de controle e a periferia vive sob toque de recolher decretado pelos marginais. Para se ter uma idéia da assustadora violência, de janeiro até a última quarta-feira ocorreram 844 assaltos a ônibus na Grande Aracaju, 55% a mais do que o mesmo período do ano passado. Socooooorro!

Molecagem

E a turma do jaleco branco está por aqui com o vereador aracajuano Agamenon Sobral (PHS). Em mais uma de suas verborragias, o falastrão disse que os médicos da Prefeitura são “um bando de moleques”.  Sobral agradou o chefe João Alves Filho, mas arranjou encrenca da grossa com uma categoria inteira. Cruz credo!

Não pague

Não pague o boleto da taxa de terreno de marinha que vence nesta sexta-feira. A sugestão é do deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB). Segundo ele, o governo federal está editando uma Medida Provisória reduzindo drasticamente o reajuste de 300% aplicado ao tributo: “Quem pagar a taxa com este absurdo aumento, vai demorar um tempão para ser restituído”, alerta o peemedebista. Então, tá!

Espelho sem luz

No quesito transparência, Aracaju é uma vergonha: No ranking nacional, a cidade aparece na 26ª posição. Já o governo de Sergipe melhorou significativamente, saindo do 21º lugar registrado em 2015 para a 19ª colocação. Pior mesmo estão os 10 municípios que tiveram nota zero em transparência. Segundo o Ministério Público Federal, estão nesta colocação vergonhosa as prefeituras de Amparo de São Francisco, Capela, Cedro de São João, Itabí, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Verde, Salgado, Santana do São Francisco, Santo Amaro das Brotas e Telha. Uma lástima!

Corda bamba

E o deputado estadual Valmir Monteiro (PSC) está com o mandato por um fio. Ontem, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça rejeitou os Embargos de Declaração impetrados pela defesa do parlamentar. Ele foi condenado por ter deixado de cobrar impostos quando era prefeito de Lagarto, tendo perdido o prazo para reclamar contra a decisão. Agora não tem mais a quem recorrer. Ficando sem mandato, Valmir vai se dedicar de corpo e alma à disputa pela prefeitura lagartense.

Sem sujeira

A Justiça considerou legal a contratação pela Prefeitura de Aracaju da Cavo, empresa que coleta o lixo da capital desde março passado. Segundo o juiz da 12ª civil, Isaac Costa Soares de Lima, a substituição da Torre não causou prejuízo à administração pública, pois o valor da contratação foi muito inferior à proposta do segundo colocado. Além do mais, “os serviços estão sendo prestados normalmente à comunidade”, ressalta o magistrado.

Exigência tucana

O PSDB não aceitará a substituição de José Carlos Machado por outro candidato a vice na chapa encabeçada pelo prefeito João Alves Filho (DEM). A advertência é do líder tucano na Câmara de Aracaju, vereador Jailton Santana. “Não aceitaremos que substituam Machado por mera questão de conveniência e não engoliremos coligações colocadas à força”, adverte Santana. Aff, Maria!

Cinismo

Cláudia Cruz, esposa do ainda deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), transformou dinheiro público em sapatos e roupas de grife. Segundo a Procuradoria da República, a moça abriu uma conta no exterior e a usou para esconder mais de US$ 1 milhão, fruto de propinas pagas ao maridão. Com a maior cara de pau, a senhora Cunha alega que não sabia de onde vinha a grana. Conte outra!

Não esqueça

Você ainda lembra quais foram os nove deputados estaduais cassados sob a acusação de terem metido a mão grande nas verbas de subvenção da Assembleia? Para clarear sua memória, segue a relação dos condenados: Adelson Barreto, João Daniel, Augusto Bezerra, Paulinho das Varzinhas, capitão Samuel Barreto, Gustinho Ribeiro, Jeferson Andrade, Zezinho Guimarães e Venâncio Fonseca. Apesar de cassados, todos seguem no bem bom de seus mandatos. Êta brasilzão sem jeito!

Malandragem

Em apenas 12 meses, um vereador do interior sergipano participou de 11 seminários, todos com os mesmos nome, tema e palestrante. A informação é do presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Clóvis Barbosa. Ele não revelou o nome do safado. Para acabar com esse tipo de malandragem, o TCE quer disciplinar a concessão de diárias pelos órgãos públicos para a participação em cursos e outros eventos. Certíssimo!

Noite de autógrafos

Será lançado nesta sexta-feira, o livro “Ó Tupã, Deus do Brasil: O Canto Orfeônico na Escola Normal de Aracaju (1934-1971)”, de autoria do escritor Elias Souza dos Santos. A noite de autógrafos começa às 19h, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), localizada na Praça General Valadão. Além de tratar as práticas da educação musical escolar, o livro aborda a trajetória de professores e maestros da Escola Normal Rui Barbosa. Prestigie!

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *