TRE devolve mandato de vereador a Zezinho do Bugio
14 de junho de 2023
Morre o ex-deputado Djalma Lobo
14 de junho de 2023
Exibir tudo

Aracaju combate importunação sexual nos ônibus

A Guarda Municipal atua nos terminais de domingo a domingo

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) tem atuado para combater os crimes de importunação sexual, principalmente no transporte coletivo. A corporação municipal já efetuou 18 prisões de pessoas envolvidas em crimes deste tipo na capital. “De domingo a domingo, ou mesmo em feriados, estamos em todos os terminais da cidade prestando esse serviço in loco”, afirma o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

As ações da Guarda Municipal no combate ao crime de importunação também contam com a formação e sensibilização de profissionais para atuação eficaz ante esse tipo de ocorrência, como explica a presidente-executiva do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Raissa Cruz, ao destacar a capacitação ofertada a motoristas e cobradores para que estes trabalhadores saibam lidar com situações de crimes de importunação sexual.

“Existem procedimentos a serem executados. O motorista deve parar o veículo, preferencialmente nas proximidades de um terminal, buscar apoio de um fiscal mais próximo para que ele possa acionar a Polícia ou a Guarda. Em paralelo, as empresas de ônibus repassam as imagens das câmeras dos veículos para a Polícia Civil para que sejam encaminhadas as investigações. Além disso, no momento em que o motorista para o veículo, a orientação é que ele já preste assistência à vítima”, explica Raissa.

Patrulha Maria da Penha

Além da capacitação dos trabalhadores do transporte público, a Patrulha Maria da Penha promove, periodicamente, ações educativas junto à população no combate a crimes de importunação sexual. “A Patrulha realiza palestras em escolas, unidades de saúde e em outros espaços públicos e até privados, no sentido de fortalecer essas orientações e o combate aos crimes sexuais, sendo que o trabalho da Patrulha é especializado, mas todos os guardiões são capacitados para fazer esse tipo de combate”, assinala Mendonça.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *