Ciclistas ganham área exclusiva na Atalaia
12 de setembro de 2017
Preço da gasolina bate recorde
12 de setembro de 2017
Exibir tudo

Aracaju busca se consolidar como um bom destino gastronômico

Aracaju quer transformar a sua culinária em mais um atrativo para os turistas

Além de uma Orla bonita, a diversidade de prédios históricos e o ambiente típico de uma capital de pequeno porte, Aracaju quer transformar a sua culinária em mais um atrativo para aqueles que buscam conhecer a cidade e desejam uma experiência de imersão no cotidiano dos seus moradores.

E foi pensando em viabilizar essa ideia que o Sebrae em Sergipe reuniu um grupo de 24 empresários, proprietários de bares e restaurantes, para discutir uma estratégia que pudesse inserir esse segmento no roteiro turístico da capital.

A ideia, assim como já acontece em algumas regiões do país, é oferecer ao visitante a oportunidade de descobrir a cidade sob uma nova perspectiva: apreciando os seus sabores e ingredientes típicos. Desses encontros, surgiu a proposta de criar o Polo Gastronômico de Aracaju.

A metodologia para garantir a implantação do Polo veio do Rio de Janeiro, estado pioneiro na realização desse trabalho. Um grupo de consultores fez um estudo sobre a economia e o mercado de alimentação fora do lar sergipanos, traçando os pontos positivos e as deficiências do segmento.

“A partir daí, reunimos os empresários e mostramos o diagnóstico. Apontamos o que era preciso melhorar e eles compraram a ideia. Para alcançar os resultados esperados traçamos um cronograma de atividades e atribuímos responsabilidades a todos os integrantes”, explica o superintendente do Sebrae em Sergipe, Emanoel Sobral.

Consultoria

O esforço para consolidar a culinária como um atrativo turístico e permitir que os bares e restaurantes possam oferecer uma experiência diferenciada aos seus clientes envolve ações em diversas áreas. Pensando nisso, o Sebrae disponibilizará aos empresários integrantes do Polo apoio técnico para melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos seus negócios.

Durante dois anos eles terão a oportunidade de participar de consultorias, capacitações, eventos do setor de alimentação, além de ter acesso a serviços de inovação e implantação de boas práticas de segurança alimentar. A meta é que ao final das ações seja registrado um aumento de 20% na oferta de novos produtos e serviços por parte dos estabelecimentos, o aumento de 10% do ticket médio e o crescimento de 20% no número de empresas que adotam práticas sustentáveis.

As primeiras ações já começam a dar resultados. O grupo de empresários criou uma associação para tocar as ações. A entidade terá a função de promover eventos, firmar parcerias com entidades públicas e privadas, oferecer assessoria e consultoria a seus membros e negociar com fornecedores a compra conjunta de matéria prima.

Por meio de uma parceria com uma startup, os cardápios dos estabelecimentos estão sendo disponibilizados pelo aplicativo Menu For You. A ferramenta está disponível para download na App Store e Play Store, com informações traduzidas para três idiomas, localizador de restaurantes e informações turísticas sobre a cidade.

As novidades foram apresentadas à imprensa sergipana e convidados em um coquetel realizado no dia 4 de setembro, na Colina de Santo Antônio. E o trabalho não para por aí. Com o objetivo de divulgar os atrativos dos estabelecimentos, os empresários criaram o Pocket Vantagens, um pacote de vouchers que dá direito ao comprador degustar um dos pratos comercializados por todos os bares e restaurantes do Polo. O pacote será comercializado em breve por R$ 50.

 “Temos muitos planos e projetos para transformar a gastronomia em algo atrativo tanto para os visitantes quanto para os sergipanos. Queremos valorizar a identidade regional, mostrando a história e a essência do nosso povo de forma criativa e verdadeira. Com isso alcançaremos a satisfação e a aprovação dos nossos clientes”, ressalta o empresário Harry Boersma

Texto e foto: Sebrae/SE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *