Sergipe vai aplicar a vacina bivalente contra a Covid-19
24 de fevereiro de 2023
Justiça afasta o prefeito de Canindé
24 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

Aracaju aplicará a vacina bivalente contra a covid-19

a vacina previne contra os vírus que começam a circular nos meses de maio, junho e julho

A Secretaria da Saúde de Aracaju iniciará, na próxima segunda-feira (27), a imunização de reforço contra Covid-19 com a vacina bivalente. Neste primeiro momento, serão imunizadas pessoas a partir de 12 anos com deficiência e com imunossupressão; idosos a partir de 60 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos; grávidas e puérperas; quilombolas; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional.

O imunizante estará disponível nas 45 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, e nos três shoppings aos sábados (Riomar, Jardins, Aracaju Parque Shopping). Para receber a vacina bivalente, é preciso ter tomado, no mínimo, duas doses da vacina contra Covid e ter recebido a última há, pelo menos, quatro meses.

A capital sergipana recebeu 40.488 doses do imunizante bivalente da Pfizer enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas pelo governo do Estado. A previsão para iniciar a aplicação de doses bivalentes para profissionais de saúde é 20 de março.

Até o momento, Aracaju vacinou 554.190 pessoas com segunda dose. Para receber o imunizante, basta apresentar documento com foto e cartão vacinal. “A dose bivalente é uma dose de reforço com cepa atualizada. Ainda não temos vacinas que garantam imunidade por um ano, por isso a necessidade de reforço a cada quatro meses, principalmente para público mais vulnerável”, informou a secretária Waneska Barboza.

Bivalente

De acordo com o Ministério da Saúde, evidências científicas comprovam que o reforço com a vacina bivalente aumenta a imunidade contra o vírus da cepa original e a variante ômicron BA.1 ou BA.4/BA.5. Além disso, o imunizante possui perfis de segurança e eficácia semelhantes ao das vacinas monovalentes.

Fonte e foto: Ascom/Saúde de Aracaju

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *