Leia o resumo dos jornais desta quarta
9 de dezembro de 2015
Empresas instaladas em Sergipe ganham benefícios fiscais
9 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Ano perdido

2015, que está chegando ao fim, foi perdido para Sergipe. Não fossem as obras tocadas com os recursos do Proinveste, o governo teria passado o ano apenas pagando a folha de pessoal, e assim mesmo com atraso. Com a prefeitura de Aracaju não foi diferente. Preocupada em salvar a pele dos deputados, envolvidos com o processo sobre as verbas de subvenção, a Assembleia também não produziu nada em favor dos sergipanos. Para justificar os gordos salários, os parlamentares aprovaram títulos de cidadania, indicações e projetos enviados pelo Executivo. E foi só! Fortemente atingida pela grave crise econômica e institucional vivida pelo país, a iniciativa privada encolheu de tamanho. As empresas que sobreviveram chegam ao fim de 2015 com a corda no pescoço e pessimistas com o cenário que se pinta para 2016. Portanto, este é um ano que não deixa nada de bom para ser festejado. Uma lástima!

JB reage

O governador Jackson Barreto (PMDB) apresentou, em Brasília, uma carta contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo JB, “as saídas para a crise não podem passar ao largo das nossas instituições e do respeito à legalidade”. 15 governadores subscreveram a carta de Jackson.

Petistas convocados

Os petistas sergipanos estão sendo convocados para uma reunião visando discutir sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Em nota, o presidente estadual do partido, Rogério Carvalho, reitera sua confiança na maturidade e responsabilidade da classe política brasileira neste delicado momento da República. A reunião será no próximo sábado, em local e horário ainda não definidos.

Prepare o bolso

Os moradores de 12 municípios sergipanos vão pagar mais caro pela energia elétrica. A agência Nacional de Energia aprovou ontem, reajuste de 12,89% para os consumidores de Estância, Umbaúba, Santa Luzia do Itanhy, Itabaianinha, Boquim, Tobias Barreto, Arauá, Tomar do Geru, Riachão do Dantas, Pedrinhas, Indiaroba e Cristinápolis, municípios abastecidos pela Sulgipe. Também sofrerão o aumento, que entra em vigor na próxima segunda-feira, os moradores de Rio Real e Jandaíra, na Bahia.

Aula inaugural

E quem está hoje em Sergipe é o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. Vai proferir a Aula Magna no Campus do Sertão, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A solenidade será às 17h, em Nossa Senhora da Glória. Os primeiros 200 alunos estão matriculados nos cursos de Engenharia Agronômica, Zootecnia, Medicina Veterinária e Agroindústria. Antes da aula, Patrus prestigiará o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar.

Pré-candidatos

Dois sobrinhos do ex-prefeito de Canindé, Genivaldo Galindo, o empresário Adilson Galindo e o vereador Luciano Ferreira, disputam no PPS a indicação para ser candidato a prefeito daquele município. Os pré-candidatos buscam apoio interno para viabilizar seus nomes. Há quem diga que o Adilson seria o nome mais viável, por nunca ter sido candidato e não sofrer muitas “queimações”. Mas o argumento que lhe é positivo também fortalece Luciano Ferreira, que é avaliado como um político de sucesso, com experiência. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Ajuda do Exército

Estamos perdendo a guerra para o Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus. Para tentar reduzir os focos do mosquito, a Secretaria Estadual da Saúde pediu socorro ao Exército, que aceitou entrar na guerra contra esse minúsculo, porém perigoso inimigo. Já a partir do próximo sábado, 100 militares se incorporam ao trabalho dos agentes de endemias da Brigada Itinerante da Secretaria de Saúde. Agora vai!

Luta de todos

O Dia de Combate à Corrupção será lembrado hoje pelo Ministério Público Estadual. O evento está marcado para esta manhã, na sede do MPE. Caberá ao procurador da República, Heitor Soares, apresentar os números do Ranking da Transparência. O levantamento analisou os portais da transparência de todos os estados e municípios brasileiros. Os dados de Sergipe serão apresentados detalhadamente. Prestigie!

Mais aumento

As empresas de ônibus querem aumentar o preço da passagem. Com base nas planilhas de custo, o sindicato das concessionárias pretende elevar o valor da tarifa dos atuais R$ 2,70 para mais de R$ 3,00. É bom a população ficar de olho na Câmara Municipal, pois são os vereadores quem aprovam ou não o reajuste pretendido pelas empresas.

Magrela útil

A maioria dos ciclistas usa a bicicleta como transporte, para ir ao trabalho (88,1%), e pedala cinco dias ou mais por semana (71,6%). Os números constam da pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro. O estudo revelou que 61,8% dos entrevistados usam a bicicleta como meio de transporte há menos de 5 anos. A maior parte (56,2%) leva entre 10 e 30 minutos em suas viagens, tem entre 25 e 34 anos de idade (34,3%) e renda entre um e dois salários mínimos (30%). E viva o “camelo”!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *