Leia o resumo dos jornais desta segunda
14 de agosto de 2017
Cidadão Kane
14 de agosto de 2017
Exibir tudo

André e JB, uma dobradinha possível

Você votaria numa chapa composta por André Moura (PSC) para o governo e Jackson Barreto (PMDB) para o Senado? Tudo bem que ambos estão em lados opostos, mas nada os impede de firmarem um acordão em 2018, “pelo bem do estado e dos sergipanos”. Os dois até já fumaram o cachimbo da paz, apesar da ciumeira dos aliados. A quem se assustou com tal possibilidade, vale recordar a aliança política firmada por JB e Albano Franco (PSDB), em 1998. Naquele ano, eles fizeram um acordo impensável, pois ambos eram inimigos figadais. Quatro anos antes, o tucano havia derrotado Jackson, numa das eleições para o governo mais disputadas de Sergipe. O acordão de 98 garantiu a reeleição de Albano, mas JB perdeu a disputa para o Senado. Portanto, a possível aliança política aqui projetada seria bem menos traumática, principalmente para Jackson, até porque cesteiro que faz um cesto, faz um cento, e, tendo cipó e tempo, faz duzentos. Sem contar que Moura, ou qualquer outro postulante ao governo estadual, adoraria contar no palanque com um cabo eleitoral do peso de Jackson.

Título da discórdia

O presidente do PT estanciano, professor Dominguinhos, discorda dos opositores à concessão do Título de Cidadão de Estância ao ex-presidente Lula da Silva (PT). Segundo o líder petista sergipano, “a dissonância radiofônica contra a homenagem não passa de porta-vozes enfadonhas e maldosas da mesquinharia de plantão”. Aprovado pela unanimidade da Câmara de Vereadores, o título será entregue a Lula no próximo domingo. Prestigie!

Conversa mole

O deputado federal peemedebista Fábio Reis garante que  a direção nacional do PMDB não pretende intervir no diretório de Sergipe e entregar o partido ao deputado federal André Moura (PSC), como vem sendo propagado. “Mentira, só desejo e fofoca dele mesmo. Alguém ouviu alguma coisa nesse sentido do presidente do partido ou de qualquer membro da executiva? Tenho absoluta certeza que não! Por isso afirmo que é fofoca”, disse Fábio ao blog Primeira Mão.

Greve a caminho

E os professores da Prefeitura de Aracaju decidem hoje se entram em greve por tempo indeterminado. Eles cobram o reajuste de 7,64%, retroativo a janeiro, do piso salarial da categoria. Pelo que o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) tem dito, dificilmente o aumento será concedido. Segundo o comunista, não ha recursos na Prefeitura para reajustar os salários este ano. Marminino!

Passo a passo

As chaves dos cofres do governo de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju estão entregues a dois Passos: Josué e Jeferson. O primeiro responde pela Secretaria Estadual da Fazenda, enquanto seu antecessor Jeferson administra as finanças da capital. Para aumentar a coincidência, o maior crítico do governo sergipano é justamente o deputado estadual Georgeo Passos (PTC), que vem a ser parente próximo de Josué e filho de Antônio Passos, prefeito de Ribeirópolis. Haja passos nesta caminhada!

Super safra

Sergipe terá este ano uma grande produção de grãos, com destaque para o milho e o arroz.  Caso a estimativa do IBGE se confirme, a produção de cereais deverá superar em quatro vezes à de 2016. Segundo o professor Ricardo Lacerda, assessor econômico do governo sergipano, a safra da cana-de-açúcar também crescerá 31,7%, com tudo o que o setor sucroalcooleiro significa em termos de fabricação de açúcar e de biocombustíveis. Maravilha!

Prepare o bolso

O governador Jackson Barreto (PMDB) se reúne hoje, com secretários e procuradores para fechar os projetos a serem encaminhados à Assembleia. Há quem garanta que entre eles está um reajustando de 13% para 14% a contribuição previdenciária dos servidores. Outra proposta junta os dois fundos de aposentadoria do funcionalismo: Finanprev e Funprev. O governo pensa ainda em fundir secretarias e extinguir órgãos públicos, visando reduzir o custeio da máquina pública.

Justa homenagem

A Assembleia vai homenagear nesta segunda-feira, o médico José Hamilton Maciel Silva com a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar. A solenidade está marcada para às 17h, no plenário do Legislativo sergipano. Psiquiatra, José Hamilton é presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina. Tai uma justa homenagem!

Ovos neles

É bom o governador Jackson Barreto se proteger com um guarda-chuva bem grande quando for recepcionar o ex-presidente Lula da Silva (PT), que chegará em Sergipe no próximo domingo. Pelas redes sociais, o professor e sindicalista Joel Almeida (PT) sugeriu que a militância vermelha jogue ovos, se JB aparecer no palanque do “Barba”. O educador postou no Facebook uma foto de Jackson e do vice Belivaldo Chagas (PSB) com a seguinte frase: “Se eu receber uma ovação quando Lula vier, pago o piso do professor e os salários em dia”. Homem, vôte!

Comendo as fêmeas

Vendedores de caranguejo estão desrespeitando a norma do Ibama, que impede a captura e o comércio das fêmeas do crustáceo. Nas feiras livres de Aracaju é possível encontrar uma ou duas fêmeas em cada corda com seis caranguejos, sem contar o reduzido tamanho das carapaças. Alguém sabe dizer por onde anda a fiscalização do Ibama, que não flagra este crime ambiental? Misericórdia!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *