Câmara de Socorro esbanja em diárias e passagens
14 de novembro de 2019
Conceição discorda de mudanças e deixa o SAMU
14 de novembro de 2019
Exibir tudo

Amendoim faz a alegria dos agricultores de Lagarto

Amendoim é colhido e cozido na roça pelos agricultores de Lagarto

Patrimônio imaterial, reconhecido pela Lei Estadual 7.682 de 2013, o amendoim cozido é orgulho de Sergipe. Quer saber uma curiosidade? A enorme demanda interna pelo produto é suprida, quase que na totalidade, por produção local. O estado produz, anualmente, uma média de 1,9 mil toneladas de amendoim, numa área total de 1.100 hectares.

Parte considerável dessa produção está nos perímetros irrigados administrados pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), que oferecem a vantagem da colheita mais de uma vez por ano. Em Lagarto, tem irrigante do perímetro Piauí que, além de plantar e colher, também cozinha as vagens em água, sal e limão, deixando pronto o petisco preferido por 10 em cada 10 sergipanos e, claro, pelos turistas que aqui aportam.

Em 2018, nos perímetros mantidos pela Cohidro, foram colhidas 675 toneladas de amendoim de plantios irrigados, em 182 hectares. O preço vai pela época. Segundo o agricultor José Nivaldo, atualmente está ótimo: de R$ 35 a R$ 30 a “terça” (balde de 12 litros). A produção dos perímetros é vendida a comerciantes de Lagarto e da Ceasa, em Aracaju.

Fonte e foto: Cohidro

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *