A feira de Glória vista por uma acadêmica de Geografia
13 de fevereiro de 2017
Implantado comitê contra reformas do governo
13 de fevereiro de 2017
Exibir tudo

Ambulantes são capacitados para trabalhar no carnaval

As aulas estão sendo ministradas por um instrutor do Senac na unidade da avenida Ivo do Prado

O Senac de Sergipe continua parceiro da Prefeitura de Aracaju nas ações de qualificação profissional para o mercado de trabalho. A primeira atividade conjunta do ano foi a realização do Seminário de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, ofertado gratuitamente pelo Senac, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) para vendedores ambulantes de Aracaju que pretendem comercializar em festas populares como o carnaval. Mais de 120 trabalhadores estão sendo capacitados.

As aulas estão sendo ministradas por um instrutor do Senac na unidade da avenida Ivo do Prado, até o próximo dia 15. Os participantes recebem informações sobre perigo nos alimentos, doenças transmitidas pelos alimentos, higiene pessoal, higienização de mãos e hortifrútis, cuidados na hora de comprar, manipular e comercializar os alimentos, refrigeração, congelamento e descongelamento dos alimentos.

Ricarte James Barbosa Santos é um dos participantes do seminário. Ele, que é pedagogo, trabalha eventualmente com a venda de bebidas e churrasquinhos em festas para garantir uma renda extra. “Desta vez estou fazendo o curso não por obrigação, já que participei no passado e o meu certificado ainda está em validade. Resolvi participar porque as aulas são muito interessantes, o professor tem uma ótima didática, e os conhecimentos que adquiro aqui não levo apenas para o trabalho, mas consigo colocar em prática na minha casa”, declarou Ricarte.

Segundo a analista do Senac, Marileide Santos Martins, o seminário atende aos requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o certificado tem a validade de um ano. “Participar do seminário é uma exigência da Vigilância Sanitária para que os ambulantes comercializem nas festas. Eles poderão trabalhar não apenas no carnaval, mas em outros eventos populares no período de um ano. E essa parceria entre Fundat e o Sistema Fecomércio, por meio do Senac, é de suma importância, pois a Fundação vem com o público e, nós, com a execução do programa”, disseMarileide.

O diretor do Departamento Regional do Senac, Paulo do Eirado, disse que, através da parceria com a Prefeitura de Aracaju, o Senac promove a qualificação profissional e a qualidade de um modo geral para a segurança alimentar de Aracaju. “A força dessa parceria é o que faz com que o Senac consiga crescer, se projetar e estar cada vez mais próximo daqueles que estão precisando da qualificação profissional”, pontuou o diretor.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *