Empresário preso é acusado de destruir provas
10 de março de 2020
A população pré-histórica de Xingó (SE-AL): breve notícia
10 de março de 2020
Exibir tudo

Aliança pelo Brasil tem maioria das fichas invalidadas

A ideia era criar o maior partido conservador do Brasil

Em fase de coleta de assinaturas para a sua criação, a Aliança pelo Brasil, embrionário partido do presidente Jair Bolsonaro, teve 76,8% das fichas preenchidas consideradas inaptas para fazer parte da contagem das 492 mil necessárias para que a legenda seja registrada junto à Justiça Eleitoral. O percentual corresponde a 14 mil fichas recebidas até agora e supera as 5,5 mil que foram aprovadas.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obtidos pela Folha de São Paulo, 54 mil assinaturas ainda estão em processo de análise pelos cartórios. Nesse período ainda pode haver impugnações e correção dos dados. O alto índice de rejeição das fichas se deve a uma regra de diz que somente pessoas desfiliadas podem apoiar a criação de novas legendas.

Havia a expectativa de que o partido fosse criado até o início de abril próximo, sendo possível que ele participasse das eleições municipais deste ano. Essa possibilidade, no entanto, já tinha sido descartada pelos dirigentes da futura legenda, embora eles acreditem que já tenham as 492 mil assinaturas necessárias. A lei eleitoral exige que essa quantidade esteja espalhada por pelo menos nove estados brasileiros.

Fonte: Portal iG

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *