TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições
28 de fevereiro de 2024
Já nasceram 3 mil bebês na Maternidade de Aracaju
28 de fevereiro de 2024
Exibir tudo

Aedes aegypti é combatido até nos imóveis fechados

Casas fechadas ou abandonadas viram focos do mosquito transmissor da dengue

A Secretaria da Saúde de Aracaju está realizando uma série de ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além do trabalho de visita domiciliar feito pelos agentes de endemias, também são fiscalizados os imóveis fechados ou abandonados, em que a comunidade não sabe informar quem é o proprietário. De acordo com o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes (PMCA) Jeferson Santana, neste ano já foram identificadas 18.881 casas fechadas ou abandonadas e, até o momento, os agentes conseguiram entrar em 424 imóveis.

“Seja durante as visitas aos bairros ou através de denúncias da comunidade, quando conseguimos o contato, a equipe de campo liga e agenda a visita no imóvel. Concluída a inspeção, é preenchida uma ficha de visita domiciliar, contendo a data, o horário e o nome do agente de saúde. Por conta da denúncia, o imóvel será monitorado e, caso seja necessário, os agentes retornam para uma nova inspeção”, destaca o gerente.

Terrenos baldios

No caso dos terrenos baldios, a responsabilidade da ação fica por conta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que já realizou 2.339 fiscalizações. O procedimento inicial é o mesmo do realizado nos imóveis fechados.

“Quando verificamos a proliferação de focos em terrenos baldios, identificamos o proprietário através dos dados da Semfaz e enviamos uma notificação a ele. Nessa notificação, os técnicos detalham a situação do terreno, como a presença de mato e o acúmulo de resíduos. A notificação também contém um prazo para que o proprietário adote as providências necessárias no local”, salienta Jeferson.

O gerente reforça que o mosquito continua se proliferando mais em locais habitados, o que demanda a atuação dos próprios moradores. É necessário que a população abra a porta de casa e receba os agentes de endemias, além de redobrar a limpeza do quintal e a atenção com água parada.

Canais para denúncias

A participação da população é de extrema importância para o combate ao inseto, portanto, é possível fazer registros e denúncias clicando no banner do formulário no site da Prefeitura. Ou ainda através do número 0800 729 3534 na opção 1 (MonitorAju) e na opção 2 (Ouvidoria) ou ainda pelo e-mail saúde.ouvidoria@aracaju.se.gov.br, enviando fotos e vídeos dos locais com focos, as pessoas podem fazer a denúncia da localidade com foco do mosquito e solicitar os serviços dos agentes de endemias.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *