Carestia obriga consumidor a comprar marcas mais baratas
11 de fevereiro de 2022
Cheia do Velho Chico sem data definida para ser reduzida
11 de fevereiro de 2022
Exibir tudo

Acordos eleitorais estão indefinidos

Por Adiberto de Souza *

Até maio próximo, quando termina o prazo para a criação das federações partidárias, é prematuro dizer quem vai com quem ao baile eleitoral deste ano. Claro que os entendimentos prosseguem entre as lideranças políticas, mas todas estão com um pé atrás. É que, a depender dos acordos partidários, muitas pré-candidaturas podem ir por água abaixo. Ademais, qualquer possível entendimento político nos estados passa pela disputa presidencial. Quer um exemplo? Será que o calejado Lula da Silva (PT) abriria mão de um possível apoio do PSD por causa da pré-candidatura do petista Rogério Carvalho ao governo de Sergipe? Portanto, não apostem nada antes que as federações partidárias estejam sacramentadas e que os acordos em torno da eleição a presidente da República tenham sido fechados. Quem se apressar, corre o risco de perder dinheiro antes da hora. Marminino!

Tempos modernos

As mudanças na forma de os candidatos se comunicarem farão a diferença no resultado das eleições deste ano. Diferente do passado, quando era preciso reunir o povo em grandes comícios para apresentar as promessas, os candidatos contam com internet, ferramenta que propaga as mensagens rapidamente e para um número incalculável de pessoas. Portanto, o candidato que não estiver preparado para fazer uso do palanque virtual e competência para se defender dos ataques adversários, dará com os burros n’água, por mais limpo que seja o seu passado. Danôsse!

Ausência sentida

A ausência da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na abertura do Sealba Agroshow, em Itabaiana, foi sentida pelos organizadores do evento. A ilustre convidada cancelou todos os compromissos após ter testado positivo para a covid-19. Como o Sealba prossegue até amanhã, os promotores torcem que o presidente Jair Bolsonaro (PL) resolva dar com os costados na festa, tida como um dos maiores eventos do agronegócio do Nordeste. Aguardemos, portanto!

Folia cancelada

O governo de Sergipe botou água no chopp dos servidores estaduais que pretendiam cair na folia este ano. De uma canetada, o governador Belivaldo Chagas (PSD) cancelou os pontos facultativos previstos para os dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março próximo, datas da folia momesca. A medida visa conter a propagação da covid-19, que tem matado no estado uma média de seis pessoas por dia. No mesmo decreto, o governador prorrogou o retorno das aulas presenciais da rede estadual de ensino para o dia 7 de março. Fez muito bem!

Passaporte vacinal

E o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) defende que as pessoas apresentem atestado de vacina contra a covid-19 para ter acesso aos locais de uso coletivo em Aracaju. “Precisamos discutir isso, pois nada é mais importante do que o cuidado com a vida”, discursa o comunista. O moço, inclusive, já apresentou um projeto de lei nesse sentido. Caso a proposta de Bittencourt seja aprovada, o estabelecimento comercial que não exigir o passaporte vacinal sofrerá penalidades de advertência, multa, interdição ou cassação da licença. Crendeuspai!

Medo da covid-19

As sessões plenárias da Assembleia Legislativa voltam a ser realizadas no sistema misto remoto. O motivo é o crescimento de casos da covid-19 e as consequentes mortes provocadas pela doença. A mudança foi anunciada presidente interino do Parlamento, deputado Francisco Gualberto (PT). Segundo ele, a medida começa a valer na próxima terça-feira e, tal qual ocorreu em 2020 e 2021, não deverá trazer nenhum prejuízo aos trabalhos legislativos. Ah, bom!

Dou-lhe uma…

Construído em 1956, na Praça Fausto Cardoso, centro de Aracaju, o Edifício Walter Franco está à venda. O prédio de seis andares representa o lote 04 do leilão que a Secretaria de Estado da Administração fará no dia 24 do próximo mês. O lance inicial é de cerca de R$ 8 milhões, 32 mil e alguns quaraminguás. O edifício foi construído no governo do udenista Leandro Maciel para abrigar as repartições públicas. Na época, era conhecido como o Palácio das Secretarias. Em 1957, o Walter Franco ganhou em sua faixada um belo painel do artista plástico Jenner Augusto. Quer comprar?

Defesa do reajuste

O presidente do PSB sergipano, Valadares Filho, apelou ao governador Belivaldo Chagas (PSD) para que se sensibilize com a situação de extrema dificuldade vivida pelos servidores estaduais. Vavazinho sugeriu ao pessedista que conceda um reajuste salarial à categoria superior à inflação do período. Aproveitou para defender a luta dos policiais civis e militares em favor da reestruturação da carreira. Resta saber se Belivaldo vai acatar os palpites do ex-aliado. Misericórdia!

Cuia de votos

Comparado com o eleitorado do Brasil, Sergipe tem apenas uma cuia de votos. Os pouco mais de 1,6 milhões de sergipanos aptos a votar, representam apenas 1,101% dos quase 146 milhões de votantes brasileiros. E nessa mão cheia de votos, Aracaju lidera no estado com cerca de 405 mil portadores de títulos, enquanto o pequeno município de Amparo do São Francisco só tem 2.640 eleitores. Talvez, por sermos tão pouco representativos eleitoralmente, alguns candidatos à Presidência da República nem se dão ao trabalho de visitar Sergipe durante a campanha eleitoral. Arre égua!

Piso judicializado

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), garante que o reajuste de 33,24% do piso dos professores tem um impacto gigantesco em algumas prefeituras. “Para cada 10% de aumento na folha de pessoal, por exemplo, existe um aumento de 30% na despesa com a previdência”, afirmou o pedetista, que é presidente da Frente Nacional dos Prefeitos. Entrevistado pelo portal Uol, Edvaldo disse que a majoração do piso dos professores é “impraticável para a maioria das cidades brasileiras” e que a Frente estuda a possibilidade de ir à Justiça contra o reajuste. Home vôte!

Filosofia de Britto

Do sergipano Carlos Ayres de Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal: “O interior da gente existe pra ser maior que o exterior. O exterior sabe disso, mas silencia”. Cruzes!

Recorte de jornal

 

 

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 28 de outubro de 1896.

 

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *