Em Sergipe, o PT espalha brasa e acaba se queimando
28 de fevereiro de 2023
Adema capacita bombeiros sobre contenção de animais
28 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

Ações contínuas conservam as áreas verdes de Aracaju

A manutenção das áreas verdes é efetuada por cerca de 60 agentes

Da ampliação do conforto e da qualidade de vida aos diversos aspectos que auxiliam no equilíbrio ambiental, as áreas verdes que preenchem Aracaju oferecem benefícios que vão muito além do quesito visual. Nesta perspectiva, objetivando garantir a devida conservação desses importantes ambientes urbanísticos, a Prefeitura de Aracaju mantém integradas à sua agenda de ações regulares, atividades ligadas à irrigação, jardinagem e intervenções paisagísticas, feitas por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Na primeira delas, a atuação coordenada e um efetivo com 14 profissionais envolvidos asseguram um pronto atendimento em regiões como praças, canteiros, orlas e calçadões. Do mesmo modo, áreas externas e internas dos mercados municipais; dos terminais de ônibus do Mercado, DIA e Atalaia; bem como de grandes eventos ocorridos na capital, a exemplo do Forró Caju e do Revéillon, também são contempladas por meio da atividade que permite não apenas a preservação desses espaços e de espécies da flora, como também um complemento aos trabalhos de limpeza feitos a partir de uma ampla higienização.

Irrigação

“Para que haja uma oferta regular, o trabalho de irrigação passa por todos os turnos, incluindo os períodos da noite e madrugada, quando o serviço é otimizado e, no caso de grandes corredores, evita transtornos ao trânsito. Já o cronograma é montado através de um levantamento em que são observadas também as condições meteorológicas, podendo ser antecipado caso haja a necessidade, ou mesmo adiado em caso de ocorrência de chuvas”, explica o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes.

De acordo com a Diretoria de Operações (Dirop), a tarefa de irrigação conta com sete veículos disponibilizados no período do dia e 8 durante a noite, com capacidade variando entre oito, quinze e vinte mil litros de água. Para o abastecimento, a Emsurb utiliza duas principais bases, localizadas no conjunto Manoel Preto, no Bairro Industrial, e na sede da diretoria, no Siqueira Campos.

Jardinagem e paisagismo

Para tornar a capital dos sergipanos um lugar ainda mais bonito e agradável, na programação diária da Emsurb também estão inseridas iniciativas como jardinagem e paisagismo. Ambos os serviços, que muitas vezes passam despercebidos por parte dos cidadãos, têm papel fundamental na preservação dos espaços públicos e no bem-estar daqueles que trafegam ou que têm esses locais como zonas de recreação e/ou atividade física.

Com distribuição por equipes, a manutenção nessas áreas é efetuada, regularmente, por cerca de 60 agentes, direcionados em ações de recolhimento de resíduos, incluindo a retirada do excesso de galhos e folhas, além da varrição e capinação, esta última de forma manual e com o uso de roçadeiras mecanizadas.

“Todos os dias, um cronograma é criado com base no trabalho de supervisores que fazem uma análise de cada local, observando o estado da grama, de plantas, a situação das arbóreas e de toda vegetação ao redor, deslocando as equipes conforme as demandas identificadas. No caso do paisagismo, cerca de 30 profissionais fazem a confecção de arranjos, plantio de mudas e poda em plantas ornamentais com até dois metros. Entre as espécies de plantas utilizadas estão a Clusia, Mini ixora, Pleomele, Papoula e Buquê-de-Noiva”, descreve o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Aurélio Aragão Souza.

No momento de compor os arranjos, Aurélio explica que a seleção das espécies é feita tendo em mente características próprias de cada região, utilizando-se mudas de tipos mais resistentes ao clima quente e à períodos de estiagem, em diversas ocasiões cedidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). No trabalho cotidiano, o gerente reforça que são vários os fatores avaliados com frequência para que as ações de cuidado e conservação nessas áreas sejam sempre mantidas ou, até mesmo, ampliadas.

Além de possibilitar a preservação constante nas áreas verdes da capital, as intervenções paisagísticas dão a sua parcela de contribuição para o combate ao descarte irregular de lixo, por meio, principalmente, de ações de revitalização em áreas monitoradas previamente. O trabalho intersetorial, que envolve também as tarefas de fiscalização por parte da Gerência de Limpeza Urbana (Gerlu), resultou em cerca de 50 pontos revitalizados pelo executivo municipal nos últimos 12 meses.

Fonte e foto: Ascom/Emsurb

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *