Edvaldo Nogueira se filiará ao PDT no dia 10 de março
7 de fevereiro de 2020
Neste sábado tem observação da Lua na Sementeira
7 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

José Siqueira de Menezes, a PM/SE e as escolas

Por Eduardo Rocha *

O Marechal José Siqueira de Menezes trilhou exitosa carreira militar e política, deixando marca indelével na história Sergipana. Tanto por ser filho desta terra, quanto por ter assumido diversos cargos, tendo sido Presidente da Província no período entre 1911 e 1914.

Sua condição de Militar do Exército o obrigou a exercer atividades em outros rincões do país, o que fez com que fosse responsável, dentre outras coisas, por fundar a cidade acreana de Sena Madureira em 1904.

Na Campanha de Canudos lhe foi atribuída a incumbência de chefiar a Divisão de Engenharia Militar do Exército, que integrara a Quarta Expedição. Essa Divisão fazia parte da Segunda Coluna, que comandada por Cláudio Savaget partiu de Aracaju.

A escolha pela capital Sergipana não se deu por acaso, afinal, a ligação geográfica era vantajosa, Canudos ficava nas proximidades do Rio Vaza-Barris, que adentra nosso Estado, antes de desaguar no Oceano – o que após a Campanha de Canudos resultou em corpos mal sepultados vindo dar na Foz do Vaza-Barris, na primeira grande cheia desse rio, após outubro de 1897 – além disso, o Arraial mantinha relações comerciais com cidades sergipanas próximas.

A Força Pública do Estado também contribuiu com efetivo integrado á quarta coluna. Euclides da Cunha narra em ‘Os Sertões’ feitos de militares sergipanos, como os do Capitão de Artilharia Jose Agostinho Salomão da Rocha, que hoje tem seu nome homenageado em uma das principais vias urbanas do Município de Estancia.

Siqueira de Menezes recebeu muitas honrarias durante a vida, como o de Cavaleiro da Ordem Militar de Aviz, em 1891. Tendo sido presidente do Estado de Sergipe, teve seu nome posto em uma escola, a General José Siqueira de Menezes. É neste ponto que as histórias de Siqueira e da PMSE se entrecruzam, coincidentemente.

A sede desta Escola, que tem seu nome correto Colégio General Siqueira de Menezes, hoje fica localizada na Rua Sergipe no Bairro Siqueira Campos. Mas até a década de 20, funcionava na Rua Itabaiana número 336, quando foi realocada, tendo cedido seu prédio em favor da Força Pública do Estado, sendo este imóvel, até hoje, o quartel general – ou Quartel do Comando Geral – da PMSE.

Por fim, antes de se assentar na Rua Itabaiana, 336, a sede da Polícia localizava-se onde hoje funciona o Museu da Gente Sergipana, que após a saída da Polícia, recebeu o Colégio Atheneu Sergipense até os anos 50, que fez ser aquele imóvel conhecido como ‘Atheneuzinho’, por décadas.

 * Eduardo Rocha é Capitão PM Bacharel em Segurança Pública

Compartilhe:

1 Comment

  1. Nédia disse:

    (destaquenoticias) Preparatório CARREIRA MILITAR EsPCEX 2020

    acesse o link
    bit.ly/2UKgnEVPreparatório EsPCEX 2020CARREIRA MILITAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *