Subvenções: deputados sentam hoje no banco dos réus
30 de novembro de 2015
Número de uniões homoafetivas cresce 31%
30 de novembro de 2015
Exibir tudo

A partir desta terça, taxis rodam na bandeira dois

Bandeira dois aumenta quilômetro rotado em 20%

Andar de taxi em Aracaju ficou mais caro desde a zero hora desta terça-feira (1º), quando todos os veículos cadastrados na SMTT passaram a cobrar a tarifa em bandeira 2, medida que valerá até o último dia de dezembro. O valor inicial da corrida no taxímetro permanece 4,50 ou 460 (com desconto ou sem desconto), mas o quilômetro rodado fica cercou de 20% mais caro em qualquer horário. Normalmente, o quilômetro rodado aumenta em 20% só a partir das 22h dos dias úteis, depois das 12h dos sábados, e nas 24h dos domingos.

A decisão, que vem sendo adotada desde 1993, em respeito ao decreto municipal nº 2.022, não agrada ao usuário, que já se queixa ter de arcar com mais essa despesa. “Mal a gente recebe a parcela do 13º salário e aparece mais um aumento de custos que, se beneficia os taxistas, pesa no bolso do consumidor, que muitas vezes tem que recorrer ao taxi para se deslocar”, desabafa a secretária executiva Maria do nascimento da Hora.

Para o vice-presidente do Sinditaxi, Gerson Ferreira, a medida compensa a categoria que, por ser autônoma, não tem direito ao benefício do 13º salário. Ele não teme que em tempos de crise a bandeira dois provoque uma retração dos usuários. “Os aracajuanos já estão acostumados com esta medida praticada no mês de dezembro. Além disso, neste período, a procura por taxi aumenta em função das festas de final de ano”, argumenta.

Número suficiente

Aracaju conta 2.080 táxis entre lotação, bandeira e empresas, número considerável para a quantidade de habitantes da capital. Segundo a SMTT, as normas de um táxi para cada 800 pessoas é seguida. “Aracaju tem um número de táxis razoável. Existe uma lei que faz a previsão do número estipulado de pessoas para cada número de veículos e essa média na cidade está bem superior. Isso oferece mais possibilidade à população de encontrar táxis para seus deslocamentos”, explica o diretor de transporte público da SMTT, Péricles Menezes.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *