Crediamigo do Banco do Nordeste aplica R$ 9 bilhões
2 de dezembro de 2019
Corrida do Jegue de Itabi será sábado e domingo
3 de dezembro de 2019
Exibir tudo

A Justiça está bem na fita

O Judiciário é o que goza de maior confiança da população entre os três poderes

Segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (2) pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) 83% das pessoas acreditam que a Justiça é importante ou muito importante para a democracia e 59% disseram que vale a pena recorrer ao Poder Judiciário. A consulta de opinião pública envolveu 2 mil entrevistas face a face entre julho e agosto de 2019. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pesquisa apurou que entre os que já foram usuários do Poder Judiciário em alguma ocasião, 53% disseram confiar e 25% apresentaram avaliação ótima ou boa. Esses percentuais caem respectivamente para 51% e 19% entre as pessoas que nunca fizeram uso das esferas judiciais.

Mais nem tudo são flores: 64% da população consideram a lentidão e a burocracia como os principais fatores que mais desmotivam as pessoas a procurarem a Justiça. Além disso, 28% consideram que a desmotivação também se justifica porque as decisões judiciais só favorecem quem tem dinheiro e poder.

Perguntados sobre qual o poder que melhor cumpre seu papel, 33% responderam o Judiciário, 9% o Legislativo, 8% o Executivo, 6% todos, 28% nenhum. Outros 15% não responderam ou afirmaram não saber. O Judiciário foi avaliado como ótimo ou bom por 21% das pessoas, regular por 41% e ruim ou péssimo por 35%. O Executivo, por sua vez, teve 16% de avaliações ótimo ou bom, 36% regular e 46% ruim ou péssimo. Esses percentuais, no caso de Legislativo, são respectivamente 10%, 37% e 51%.

Maior confiança

Segundo o estudo, o Judiciário é o que goza de maior confiança da população entre os três poderes: 52% das pessoas dizem confiar e 44% afirmam não confiar. Perguntados se confiam na presidência da República, apenas 34% responderam que sim e 63% que não. O resultado é ainda mais negativos em relação ao Congresso: 19% confiam e 79% não confiam.

Fonte:Agência Brasil (Crédito/ Gazeta do Povo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *