Aracaju terá um mutirão para cirurgias de fimose
29 de fevereiro de 2024
Livro sobre Ana Lúcia será lançado nessa sexta-feira
29 de fevereiro de 2024
Exibir tudo

A infraestrutura da UFS e os seus desafios

Por Jodnes Sobreira Vieira*

A Universidade Federal de Sergipe é um ambiente de aprendizado e convívio. Nela, estudantes, professores e outros profissionais passam boa parte de seus dias adquirindo conhecimento, desenvolvendo pesquisas e realizando atividades administrativas. Por essa razão, uma estrutura adequada e funcional acaba sendo primordial para que a UFS seja um lugar confortável e seguro para aqueles que a frequentam.

A Superintendência de Serviços de Infraestrutura (INFRAUFS) vem se esforçando para atender às necessidades da Universidade, mesmo em meio às dificuldades orçamentárias recorrentes nos últimos anos.  Vários serviços são realizados diariamente, como a limpeza adequada de salas e banheiros, a jardinagem, como a poda de várias árvores e limpeza de terrenos, a manutenção dos aparelhos eletrônicos e de ar-condicionado entre outros, tudo isso exemplifica ações que necessitam de investimento adequado e manutenção.

Visando garantir a melhor infraestrutura possível, desde a primeira semana de 2024 realizamos vistorias nos seis campi da UFS, com o intuito de garantir à comunidade acadêmica boas condições para que todos, docentes, corpo técnico e discentes, possam realizar suas atividades de forma satisfatória.

No início deste ano, iniciamos a segunda etapa das reformas no Campus de São Cristóvão, com um investimento de R$ 910mil na estrutura que envolve impermeabilização de calhas e lajes que apresentam desgastes e infiltrações. São obras que demandam investimento, planejamento e atenção, tendo em vista que são edificações antigas de uma universidade que tem 55 anos. Com isso, poderemos corrigir infiltrações, evitando desconforto para os usuários e a deterioração da estrutura interna.

Tais avaliações periódicas são essenciais para adequar problemas crônicos de ordem estrutural, que acompanhem o desenvolvimento da universidade, promovendo assim, um ambiente educacional atualizado, dinâmico e que atenda às demandas pedagógicas, com instalações físicas em ótimas condições, com a devida manutenção preventiva e corretiva, e consequentemente, com a oferta de recursos tecnológicos que possibilitem a ampliação das experiências de aprendizado e pesquisa, nos variados espaços de aprendizagem.

Sendo assim, como a Universidade é de todos e para todos, contamos com a colaboração da comunidade acadêmica para o uso consciente dos recursos. Visando aproximar os serviços de manutenção da comunidade em geral criamos, no final de 2023, um canal de atendimento a demandas de manutenção: é o chamado Serviço de Atendimento à Comunidade Acadêmica (SACA). Com ele, temos um meio de comunicação direto onde qualquer pessoa pode informar sobre algum objeto quebrado ou queimado. O SACA serve para diversos serviços, como manutenção elétrica, hidráulica, marcenaria, carpintaria, alvenaria, pintura, serralharia, manutenção de bebedouros, datashows, limpeza das instalações e disponibilidade de itens de limpeza nos banheiros. Com isso, visamos agilizar a solução de demandas estruturais que surgem.

O ano de 2024 ainda está começando. Com ele, vários projetos já foram desenhados e outros estão em construção, visando a melhoria dos muitos aspectos que compõem a infraestrutura da UFS. Acreditamos que nosso sucesso no recredenciamento, onde obtivemos nota máxima, trará possibilidades ainda maiores de construirmos uma universidade que abrace a cada dia mais nossa comunidade, refletindo de forma quantitativa e qualitativa o aperfeiçoamento dos espaços de aprendizagem, bem como garantindo um local apropriado e seguro para o desenvolvimento de todos os que, agora, com a nota 5, podem expressar ainda mais vibrantes o orgulho de ser UFS!

*Professor do Departamento de Zootecnia e Superintendente de Serviços de Infraestrutura da UFS

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *