O financiador das Diretas Já
22 de janeiro de 2024
Produção de tomate irrigado cresce 160% em Sergipe
22 de janeiro de 2024
Exibir tudo

A eleição de Lula fez muito mal ao PT de Sergipe

Por Adiberto de Souza *

Que o PT sergipano sempre viveu às turras não é novidade pra ninguém. O fato novo é que, após a eleição do presidente Lula da Silva, as várias tendências petistas aumentaram as animosidades internas. Os liderados pelo senador Rogério Carvalho e pelo ministro Márcio Macêdo são os mais arrojados nas agressões mútuas. Os dois lados já deixaram claro que possuem pré-candidatos à prefeitura de Aracaju e têm sinalizado que um não apoiará o postulante indicado pelo outro. As desavenças entre os petistas ficaram mais acentuadas durante a distribuição dos cargos federais pelo governo do “Barba”. Nomes indicados para as sinecuras por uma tendência eram “queimados” pelas outras. De lá pra cá, o que se assistiu foi uma sequência de acusações, feitas sempre no escurinho do cinema para proteger os autores. Agora mesmo, os seguidores de Rogério estão sendo acusados de promover um fogo amigo para desgastar Macêdo, atingido em cheio pela lambança promovida com dinheiro público por três auxiliares dele no último Pré-Caju. Este último round permite suspeitar que talvez nem o presidente Lula consiga aparar as arestas dos aliados a tempo de o PT formar uma chapa competitiva para disputar a Prefeitura de Aracaju. Em resumo: é impossível afirmar agora qual será o desfecho dessa luta fratricida. Home vôte!

Quer ser prefeito

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) está de olho na Prefeitura de Ribeirópolis, município que já foi administrado por vários familiares dele. O parlamentar ainda não bateu o martelo, pois prefere conversar com todos que compõem seu grupo político: “Se for uma vontade de todos, terei orgulho em assumir essa missão”, afirma o cidadanista. As mas línguas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que os governistas estão torcendo pela candidatura e a eleição de Georgeo, visando se verem livre de sua competente atuação na Assembleia como oposição ao governo Mitidieri. Arre égua!

Risco de naufrágio

Políticos e analistas têm alertado para o risco de o grande número de pré-candidatos a prefeito de Aracaju na canoa governistas possa naufragar a embarcação. Os mais comedidos, porém, acreditam que com o andar da carroça as abóboras se ajeitam, formando um consenso em torno do escolhido para disputar a prefeitura da capital sergipana. Os partidários dessa última tendência apostam que, ao fim e ao cabo, os que se anunciam como pré-candidatos acatarão o nome abençoado pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). Aguardemos, portanto!

Pulando a cerca

O MDB está preparando um evento de pompa para a filiação da delegada de polícia Danielle Garcia. A fidalga vai trocar o Podemos pela legenda emedebista, visando se cacifar para disputar a Prefeitura de Aracaju. E ela já chega assumindo o diretório do partido na capital sergipana. Danielle foi candidata a prefeita de Aracaju em 2020 e disputou uma cadeira no Senado em 2022. Não logrou êxito em nenhum dos dois pleitos, porém foi muito bem votada pelos aracajuanos. Há quem garanta, no entanto, que o MDB pretende mesmo é indicá-la como candidata a vice-prefeita na chapa governista. Crendeuspai!

Circo sem pão

O governo de Sergipe prometeu pão e está entregando circo. Desde o começo deste mês que o pagode come solto no interior do estado.  Itaporanga foi o primeiro município a receber o badalado Verão Sergipe. Neste final de semana, o oba oba oficial chegou em Pacatuba e, até fevereiro, o circo será montado em Canindé, Estância e Pirambu. Enquanto o governador Fábio Mitidieri (PSD) comanda a animada folia, milhares de miseráveis aguardam famintos o prometido “Prato do Povo”, programa que já deveria estar fornecendo 75 mil refeições mensais. Tomara que antes dos festejos juninos o anunciado pão chegue aos desafortunados pela sorte. Só Jesus na causa!

Pê de picaretagem

Boa parte da classe política continua achando que o povo é bobo. Tomara que nas eleições municipais deste ano os eleitores expurguem da vida pública pês indigestos como os de picaretas, pilantras, propineiros, pirata, punguista, etcétera e tal. Estes maus políticos, bandidos por excelência, estão em todos os partidos e vão querer se reeleger prefeitos e vereadores para continuar roubando os recursos da saúde, da educação e da segurança pública. Portanto, para melhorar a gestão dos municípios é preciso primeiro mandar este punhado de patifes plantar batatas. Danôsse!

Suspeita de transfobia

A deputada estadual Linda Brasil (Cidadania) quer uma investigação sobre a possível prática de transfobia institucional no caso envolvendo um motorista de aplicativo e três travestis. Segundo a cidadanista, é preciso explicar à sociedade o que ocorreu, de forma séria e sem sensacionalismos. Linda afirma que o caso em tela chama a atenção para a maneira como o delegado de polícia André David e alguns veículos de comunicação podem contribuir para perpetuar a violência contra trans e travestis. “Vamos buscar respostas junto à Secretaria de Segurança Pública, à Corregedoria da Polícia Civil e ao Ministério Público”, discursa a deputada. Cruz, credo!

Conhecido por justiceiro

Coordenador estadual da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTQIA+, o delegado Mário Leony, condenou a forma como o colega dele André David tratou a briga entre um motorista de aplicativo e três travestis no centro de Aracaju. Segundo o policial, a divulgação desvirtuada do vídeo sobre a confusão gerou uma onda de manifestações de ódio e de conho transfóbico e racista. Leony também lamentou a maneira como David tratou do caso, mandando recado às travestis que se elas não se apresentassem à delegacia ele iria caça-las na madrugada: “Isso pode ser entendido como uma ameaça, em razão dele ser notoriamente conhecido como um justiceiro”, fuzila. Misericórdia!

Nova morada

O ex-deputado federal Valadares Filho agendou para o próximo dia 7, em Brasília, a solenidade para marcar a sua filiação ao Solidariedade. Independente da festança, o distinto já assumiu a presidência da legenda em Sergipe e promete reestruturá-la a tempo para as eleições deste ano. Em março, Vavavinho vai promover um grande evento em Aracaju para registrar a mudança de mãos do Solidariedade e homologar novas filiações tanto na capital quanto no interior do estado. Os Valadares bandearam-se para um novo partido após terem sido despejados do PSB, sigla que comandaram por quase 30 anos. Ah, bom!

Orai por eles

Plagiando as colunistas sociais, os políticos de A a Z deram com os costados na cidade de Maruim para prestigiar a procissão em louvor a Senhos dos Passos, padroeiro daquele município sergipano. Muitos pediram ao santo para serem eleitos agora em 2024, enquanto outros rezaram pelo sucesso dos governos que apoiam. Como sempre acontece nestes eventos religiosos, os políticos não tiraram um olho da imagem de Nosso Senhor dos Passos e o outro dos fieis eleitores. Amém!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal A Tribuna Aracaju, em 28 de outubro de 1932.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *