Feira Inter Brasil terá artesanato, gastronomia, moda e cultura
9 de fevereiro de 2023
Prefeitura de Aracaju autoriza blocos e eventos carnavalescos
9 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

A disputa pela Prefeitura de Aracaju está em aberto

Por Adiberto de Souza *

Nunca é demais lembrar que a disputa pela Prefeitura de Aracaju está completamente em aberto. Nada que se diga ou escreva agora valerá para 2024, quando os partidos começarão a definir pra valer os nomes dos candidatos. Seguramente, a base governista terá maior numero de pretendentes e este excesso pode provocar o indesejado racha. Fora da próxima disputa, por já ter sido reeleito em 2020, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) será uma das peças principais na hora de se decidir sobre quem do bloco da situação disputará a cadeira ocupada hoje por ele. É claro que o governador Fábio Mitidieri (PSD) também terá forte influência no processo. O sucesso do candidato dependerá muito da gestão dele à frente do governo estadual. Na oposição já despontam alguns nomes, como o do deputado federal Rodrigo Valadares (União). No pleito passado, o fidalgo obteve 10.89% dos votos, porém não passou para o 2º turno. Portanto, até que seja dada a largada oficial da campanha eleitoral, lá pra depois do Carnaval de 2024, será muito arriscado apostar em nomes que disputarão a Prefeitura de Aracaju e muito menos na vitória de alguém. Quem se aventurar, pode perder os caraminguás. Marminino!

Mandato em julgamento

Está na pauta de hoje do Tribunal Superior Eleitoral o julgamento do pedido de impugnação da candidatura de Eliane Aquino (PT) à Câmara Federal. Iniciado no ano passado, o julgamento está empatado em um a um. Caso a petista vença a peleja judicial, o deputado federal João Daniel (PT) permanecerá no Congresso, porém se a maioria dos ministros votar pela impugnação, quem assume a Câmara é o delegado de polícia André Davi (Republicanos). O distinto teve 31.597 votos nas eleições de outubro, bem menos do que os 66.072 de Eliane e 68.969 de João Daniel. A sessão do TRE começa às 10 horas. Façam suas apostas!

Cobras e lagartos

A prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro (SD), rasgou o verbo contra a família Reis. Segundo a ilustre, seus adversários políticos não pensam no bem-estar dos lagartenses: “Eles não querem saber do desenvolvimento da cidade. Só querem o poder pelo poder, pensando unicamente em desrespeitar, agredir e ser covardes com o próximo”, fuzilou. Conforme Hilda, os irmãos Sérgio e Fábio Reis – ambos do PSD – nunca tiveram um plano de desenvolvimento para o município, pois jamais pensaram, nem planejaram nada pra Lagarto: “O que eles sabem é agredir e desrespeitar as mulheres”, denunciou. Home vôte!

Ares de modernidade

A Aena Brasil/Nordeste, concessionária do aeroporto de Aracaju, garante que as obras de renovação e transformação daquele terminal aéreo devem ser concluídas em junho deste ano, praticamente dobrando o seu tamanho, graças as pontes de embarque, antigo desejo dos sergipanos. Segundo o diretor da concessionária, Marcelo Beto, após as obras, o aeroporto terá operações mais seguras, redução de extravio de bagagens, mais vagas de estacionamento, ampliação do pátio de aeronaves, esteiras de bagagens mais ágeis, etcétera e tal. Com a reforma, o terminal se tornará sustentável, realizando tratamento de águas e utilizando energia limpa. A previsão da empresa é de ocorrerem 15 voos diários no aeroporto, já a partir de 23 de março próximo. Supimpa!

Refazendo o ninho

A bancada federal do PSDB se reuniu com o presidente nacional do partido e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Segundo ele, a legenda está no “centro” do espectro político brasileiro e, ao contrário do que alguns pensam, não vai endireitar junto ao bolsonarismo, nem virar linha auxiliar do presidente Lula (PT). Presente à reunião, o senador tucano Alessandro Vieira afirmou que o PSDB “entra agora em um novo momento, com novas liderança – excelentes quadros, tanto no Parlamento como nos governos estaduais – e de caminhada rumo à reconstrução”. Tomara que nessa nova fase, a tucanada finalmente desça do muro. Misericórdia!

Contra a dor da fome

Assistente social por formação, a deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos) promete lutar em defesa das mulheres, no combate à violência doméstica e familiar, na atenção aos renais crônicos, as pessoas neurotípicas – em especial os autistas – bem como os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social. A parlamentar afirmou que pretende construir o seu mandato com a determinação de quem conhece de perto a dor da fome, da falta de acesso à saúde, à educação e a negação de direitos sociais às pessoas em situação de vulnerabilidade. Antes de se eleger deputada, Carminha foi secretária de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro, município administrado pelo esposo dela, Padre Inaldo (PP). Ah, bom!

Missa de 7º Dia

Será celebrada amanhã, a missa de 7º dia pela alma do ex-vereador de Aracaju, Américo de Deus (PSD). Ele morreu no último sábado, ao ser atingido por uma parede em construção num terreno da zona sul da capital sergipana. Américo era bancário e foi eleito para a Câmara de Aracaju em 2016. Ele trabalhou durante 36 anos no Banco do Estado de Sergipe, tendo também atuado no Sindicato dos Bancários. A missa está agendada para às 19 horas, na paróquia Santa Teresa D’Ávila, localizada na rua Lourival Emílio Prata, bairro Aeroporto. Prestigie!

Orgulho LGBTQIA+

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) comemorou a aprovação pela Câmara de Aracaju do Projeto de Lei instituindo o Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+ no calendário oficial de eventos da capital sergipana. A propositura foi apresentada pela psolista quando ela era vereadora. Segundo Linda, será uma data muito importante para se cobrar políticas públicas e a efetivação de direitos dos aracajuanos. O Dia do Orgulho LGBTQIA+ vai ser comemorado em 28 de junho, numa alusão ao marco da Revolta de Stonewall, ocorrida na cidade de Nova York, em 1969, quando LGBTQIA+ saíram às ruas para reagir contra a violência policial e a discriminação da qual eram vítimas. Aff Maria!

Todo poderoso

O senador Rogério Carvalho (PT) assumiu, ontem, a primeira Secretaria do Senado Federal, se tornando o primeiro sergipano a ocupar o segundo cargo mais importante daquela Casa. O petista ressaltou que essa conquista também é do povo sergipano. Rogério, que foi derrotado na disputa pelo governo estadual, prometeu que, depois do Carnaval, vai permanecer mais tempo em Sergipe para ver de perto as reais necessidades do estado. “Dessa forma, buscaremos ajudar o presidente Lula a levar desenvolvimento, renda, e trabalho para todos os sergipanos e sergipanas”, discursou. Então, tá!

QI de quem indica

Diretores de escolas da rede estadual estão sendo nomeados através de pedidos políticos. A grave denúncia é do deputado estadual Marcos Oliveira (PL). Segundo ele, na Diretoria de Educação Regional de Propriá os nomes são indicados respeitando o alinhamento do professor com líderes políticos. O deputado Georgeo Passos (Cidadenia) reforçou a denúncia, garantindo que houve ingerência política nas escolhas das direções de escolas em Ribeirópolis e Nossa Senhora Aparecida. De pronto, o líder do governo na Assembleia, deputado Cristiano Cavalcante (União), desmentiu a informação: “Temos exemplos de pessoas que foram oposição ao governo e, mesmo assim, são diretores de escolas públicas”, frisou. Crendeuspai!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano Folha de Sergipe, em 16 de outubro de 1907.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *