Leia o resumo dos jornais desta quarta
4 de maio de 2016
Procurador lança livro sobre terceirização na administração pública
4 de maio de 2016
Exibir tudo

A culpa é do adulto

Um país que sonha em ser desenvolvido não pode enclausurar seus meninos em penitenciárias medievais. Não será em fétidos presídios que o Brasil vai forjar uma nova safra de craques como Pelé, Marta e Neymar. É preciso ter em mente que as crianças acusadas pela violência são, na verdade, as principais vítimas dela. Há muito, nossos garotos foram esquecidos por um governo incapaz de impedir até a desenfreada corrupção em volta dele. Enquanto políticos roubam escancaradamente os recursos da educação, da saúde e do esporte para comprar a consciência do eleitor, o crime organizado recruta crianças de 11, 12 anos para a marginalidade. Abandonados a própria sorte, estes garotos são transformados em perversos e sanguinários criminosos antes de alcançarem os 18 anos. Chamada ao debate, a classe política recorre ao discurso emocional e aponta o dedo acusador contra a sociedade: “A culpa é de seus filhos”. Ora, quisesse mesmo resgatar nossas crianças da criminalidade, em vez da esdrúxula redução da maioridade penal, o Congresso aprovaria uma lei aumentando exageradamente a pena do bandido adulto flagrado praticando crime ao lado de um menor. Tirando, inclusive, todos os benefícios inerentes à redução dos longos anos de clausura. Seguramente, os criminosos iriam querer distância de jovens com menos de 18 anos, pois ninguém deseja mofar nas horripilantes penitenciárias brasileiras.

Bem brasileiro

Como a maioria dos sentenciados neste país, o whatsApp ficou fora do ar apenas 24h, cumprindo somente um terço da pena, que previa bloqueio do aplicativo por 72h. O desbloqueio foi concedido pelo desembargador Ricardo Múcio de Abreu Lima. Já os sites do Tribunal de Justiça de Sergipe e da Prefeitura de Lagarto seguem bloqueados. Foram retirados do ar pelo grupo de hackers Anonymous Brasil, em represália à punição aplicada ao whatsApp. Cruz credo!

Chefe novo

E o PDT de Aracaju tem novo comandante. Agora, o partido é presidido pelo suplente de vereador, sargento Jorge Vieira. Ele substituiu a deputada estadual Sílvia Fontes, esposa do prefeito de Socorro, Fábio Henrique, que preside a sigla em Sergipe. Caberá a Vieira comandar os entendimentos do PDT sobre as eleições deste ano na capital.

Voto de confiança

Após 92 dias em greve, os servidores da administração geral do estado retornam ao trabalho na próxima segunda-feira. Reunidos ontem em assembleia, os grevistas decidiram dar mais um voto de confiança ao governador Jackson Barreto (PMDB), que prometeu efetivar neste mês o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). JB, inclusive, recebe os servidores no próximo dia 13. Resta saber onde o Executivo vai arranjar dinheiro para atender as reivindicações salariais da categoria.

Desembarque adiado

O encontro do governador Jackson Barreto com o prefeiturável Valadares Filho (PSB), marcado para ontem em Brasília, foi reagendado para sexta-feira próxima. Caso siga o conselho do pai, senador Antônio Carlos Valadares (PSB), Vavazinho aproveitará o encontro com JB para oficializar o desembarque do partido do governo estadual. Aguardemos, portanto!

Braços cruzados

Os médicos da Prefeitura de Aracaju estão em greve por tempo indeterminado. Dizem que só retornam ao “batente” quando os salários forem pagos dentro do mês trabalhado e depois que a municipalidade implantar a tabela única e o pagar o piso salarial previsto pela Federação da categoria. Os enfermeiros do município também cruzaram os braços em protesto contra o atraso dos salários. Em nota, a Prefeitura alega que a crise econômica a impede de pagar em dia toda a folha de pessoal.

Dando piteco

Em artigo publicado hoje no Jornal da Cidade, o ex-governador Albano Franco (PSDB) sugere como deve agir o futuro presidente biônico Michel Temer (PMDB): “No governo provisório, de 180 dias, o vice-presidente deverá exibir aos agentes econômicos, os atores políticos, aos demais segmentos da sociedade e ao mundo, as mudanças que pretende encetar a fim de que o Brasil saia da recessão e retome os caminhos do crescimento com estabilidade e justiça social”. Com a palavra o senhor Temeridade!

Bem na fita

O deputado Laércio Oliveira (SD) é o novo presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal. “Acredito que esta comissão pode contribuir para o Brasil enfrentar a crise, ajudando a encontrar caminhos”, afirmou o deputado sergipano. Segundo ele, uma de suas prioridades será fomentar o debate e dar enfoque ao setor de serviços, que representa 70% do PIB nacional.

Aliança arranhada

A aliança do PT com o PMDB sergipano fica cada dia mais frágil. Melhor exemplo disso é o que postou no Facebook Jefferson Lima, secretário Nacional da Juventude Petista: “Não podemos fazer alianças nas eleições de 2016 com golpistas!! Jackson Barreto não honrou a democracia, não foi fiel com Lula, Dilma, Déda, Zé Eduardo Dutra e com o PT, que sempre foram corretos com o atual governador. Irei defender, na direção nacional do PT, candidatura própria ou aliança com Edvaldo Nogueira, do PCdoB”. Danou-se!

Cartilha

Em comemoração à Semana do Microempreendedor Individual, o Centro Sebrae de Sustentabilidade lança uma nova cartilha com foco em práticas sustentáveis. O objetivo da publicação é ajudar os empreendedores a colocar a sustentabilidade no dia a dia da empresa. A cartilha foi organizada com base em 16 áreas da empresa, incluindo planejamento estratégico, gestão financeira, economia de energia, água, legislações específicas da categoria e comunicação com o mercado. Legal!

Mais respeito

Incomodado com as críticas ao seu posicionamento contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) reagiu pelo twitter: “A democracia nos dá um ensinamento e uma ferramenta: respeitar as posições divergentes e o voto. Respeitem meu voto!”. Misericórdia!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *