Um poeta de bata longa
30 de dezembro de 2023
Ex-governador de Sergipe teve velório barulhento e enterro demorado
31 de dezembro de 2023
Exibir tudo

Oferta maior faz a carne bovina ficar 10% mais barata neste ano

Considerada um corte nobre, a picanha ficou 9,49% mais barata

Os alimentos foram um dos grupos responsáveis por segurar a inflação no Brasil em 2023. Nesta quinta-feira (28), o IBGE anunciou que o IPCA-15, índice que mede a inflação, subiu 0,4% em dezembro, acima das previsões. No ano, o indicador acumulou alta de 4,72%, índice abaixo da meta prevista no começo do ano. E alguns alimentos, como a carne bovina, tiveram um peso extra nessa conta! Entenda por que a carne bovina ficou mais barata no Brasil em 2023.

Em média, as carnes de boi, que estavam tão caras nos últimos três anos, ficaram 10% mais baratas em 2023, principalmente cortes considerados mais nobres como a picanha, que ficou 9,49% mais barata quando comparada ao ano passado, filé mignon, 12,13% mais barato, ou alcatra, com preços quase 10% menores que o praticado em 2022. A origem da redução está no campo, com custos de produção mais baixos e o início de um período de alta normal (e natural) para o setor, o ciclo da pecuária.

O ciclo da pecuária é um fenômeno caracterizado pela flutuação dos preços do gado e da carne, e tem fases de baixa e alta que se repetem de tempos em tempos. Essa flutuação é normal na pecuária, já que os animais levam um certo tempo para nascer e engordar.

Junto com o ciclo da pecuária, estão os custos de produção, como as rações, feita com soja, medicamentos veterinários e o preço da terra. Tudo isso influencia o preço do gado, da carne e o preço final, para o consumidor (nesse caso, ainda contam fatores como o óleo diesel utilizado para transportar a carne do frigorífico até os supermercados e o preço da energia elétrica usada para manter a carne refrigerada, por exemplo).

Fonte: Portal da Band (Foto: Agência Brasil)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *