Exibir tudo

Sergipe terá uma nova unidade de conservação ambiental

Áreas de manguezais também serão protegidas pela nova reserva ambiental

Mais um passo é dado para a ampliação das áreas de proteção ambiental em Sergipe.  O processo para criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Foz do Vaza-Barris, que contemplará trechos de Mata Atlântica dos municípios de Aracaju, Itaporanga D’ajuda e São Cristóvão, foi iniciado. No momento, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, realiza a primeira etapa, que é a de consultoria para execução da mobilização e instrução das comunidades do entorno.

O contrato foi assinado no mês de janeiro e prevê a execução de quatro momentos, que incluem a mobilização das comunidades envolvidas, a realização de oficinas de orientação e a mobilização final para audiência pública para, a partir de então, ser elaborado o decreto de criação da unidade de conservação ambiental.

Comunidade orientada

“Todas as comunidades envolvidas serão orientadas sobre a relação que deve haver entre eles e a unidade de conservação. Devem entender a importância da preservação daquela área e compreender que ainda assim podem desenvolver atividades econômicas, desde que estejam associadas ao manejo sustentável da terra”, explica o engenheiro florestal da Semarh, Elísio Marinho.

Ao todo estão envolvidos 20 povoados: Apicum, Rita Cacête, Arame I e Arame II, Tinharé, Brasilinha, Colônia Miranda, Carmo, Lauro Rocha, Caípe Velho, Ilha Grande, Pedreiras, Coqueiro, Costa, Água Boa, Ilha Mém de Sá e Nova Descoberta, Povoado Paruí, Várzea Grande e Areia Branca. “O processo de mobilização iniciará em fevereiro”, conta o superintendente de Biodiversidade e Florestas da Semarh, Carlos Mateus.

“A criação  de unidades de conservação ambiental é uma das principais propostas do país para a diminuição dos efeitos negativos do homem no ecossistema, já que são espaços legalmente instituídos pelo poder público com objetivo de conservação e preservação”, avalia o secretário da pasta, Olivier Chagas.

O Vaza-Barris

O Rio Vaza-Barris nasce na Bahia e possui 3.300km² de extensão. O rio também banha Sergipe ao longo de 152km² e desemboca no Mosqueiro. A bacia Hidrográfica do Vaza-Barris possui área total de 17.000km². Desse total, 2.559km² estão em Sergipe.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política na folia
29 de janeiro de 2016
Sergipe pode ter mais do que os 788 vereadores atuais
29 de janeiro de 2016