Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 43 milhões
3 de novembro de 2022
“Fábrica” de dinheiro é fechada em Sergipe
3 de novembro de 2022
Exibir tudo

Xô, golpistas!

Por Adiberto de Souza *

Bolsonaristas insatisfeito com a derrota nas urnas relutam em aceitar a inquestionável vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nada contra tal lamentação, afinal o choro é livre. Mas tudo contra um bando de golpistas que anda rua acima rua abaixo pregando uma intervenção militar para garantir a manutenção do capitão de pijama na Presidência da República. Alguém precisa dizer a estes infelizes arruaceiros que defender golpe, fazer apologia à ditadura militar é crime previsto na Lei de Segurança Nacional, na Lei dos Crimes de Responsabilidade e no próprio Código Penal. Portanto, além da surra nas urnas, este grupelho de antidemocráticos corre o sério risco de ser denunciado criminalmente e terminar atrás das grades. Por fim, é preciso lembrar aos ressentidos, aos grandes e pequenos ditadores escondidos nos desvãos de uma democracia imatura, que existe no Brasil um sólido sentimento de repulsa à arbitrariedade e à tirania. Vade retro, satanás!

Aviso prévio coletivo

Uma instituição pública de Sergipe vai promover desemprego em massa. Os avisos prévios, inclusive, já foram entregues aos exonerados, com a orientação para procurarem outras atividades a partir de 2023. Estamos falando dos 15 deputados estaduais reprovados nas urnas ou que nem disputaram à reeleição. Diferente do que ocorre no meio empresarial, este “desemprego em massa” não está sendo provocado pela crise econômica, mas por orientação dos sergipanos que foram às urnas e elegeram 15 novos deputados. Tomara que os 24 parlamentares eleitos agora cumpram bem o papel de legislar, pois do contrário também receberão avisos prévios daqui a quatro anos. Só Jesus na causa!

Último dia

Os mesários que por algum motivo faltaram a convocação para comparecer à votação no 1º turno das eleições têm até hoje para explicar a causa da ausência. Quem não se justificar pode ser obrigado a pagar multa de até um salário-mínimo. É necessário apresentar comprovação do motivo alegado. Caso o mesário que faltou à convocação seja servidor público, a punição pode ser de 15 dias de suspensão. Para quem faltou no 2º turno, o prazo para justificativa se estende até o próximo dia 29. A multa é fixada a critério do juiz eleitoral e o menor valor é 50% do salário mínimo. Danôsse!

Abaixo o preconceito

O Confiança e o Sergipe condenaram as declarações de cunho xenofóbico feitas por Angela Landim, diretora de Responsabilidade Social do Flamengo. A indigitada é esposa de Rodolfo Landim, presidente do Rubro-Negro. Mesmo sendo filha de Aracaju, onde residiu por 28 anos, a bolsonarista expressou pelas redes sociais a sua indignação com a derrota de Jair Bolsonaro (PL). “Ganhamos onde se produz, perdemos onde se passa férias, bora trabalhar, porque se o gado morrer, o carrapato passa fome”, escreveu Angela. Creindeuspai!

Descanso merecido

Eleito senador com 310.300 votos, o deputado federal Laércio Oliveira (PP) promete se empenhar na construção de um país soberano, “justo e com mais oportunidades. Como sempre falo, o emprego é o maior programa social que existe”, afirma. O pepista postou no instagram uma foto descansando da ferrenha campanha eleitoral: “Depois de cinco meses de trabalho intenso, totalmente mergulhado na política, reencontrei a minha rede. Bom descanso para todo mundo”, escreveu. Então, tá!

Está de volta

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), empossou Luiz Roberto Dantas (PDT) na presidência da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Ele esteve afastado das funções na estatal em virtude de sua participação na campanha eleitoral deste ano. Luiz Roberto disputou uma cadeira na Câmara Federal, teve 35.564 votos, mas não se elegeu porque o partido não alcançou o coeficiente eleitoral. Ah, bom!

Bengala de Rogério

O governador Belivaldo Chagas (PSD) ainda não engoliu o fato de o candidato ao governo Fábio Mitidieri (PSD) ter sido proibido de pedir votos para o presidenciável Lula da Silva (PT). Segundo ele, o “Barba” se tornou a bengala do postulante a governador Rogério Carvalho (PT): “Sem condição de levar uma campanha enquanto candidato, se segurou o tempo todo em Lula, enquanto nós fomos proibidos de pedir voto pra Lula”, frisou. Belivaldo lembra que no 1º turno Fábio declarou voto ao presidenciável do PT, mas no 2º turno, graças a uma ação movida por Carvalho, Mitidieri foi proibido de dizer em quem votava para presidente. Marminino!

Tucano tira onda

O senador Alessandro Vieira (PSDB) tirou onda com os arruaceiros defensores de um golpe militar. Após o ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) ter feito uma live implorando aos caminhoneiros bolsonaristas para desobstruírem as rodovias, o tucano postou o seguinte no twitter: “Sim, demorou mais que o necessário, mas até o Bolsonaro já caiu na real. Favor, enviar com urgência para aquela tia do zap que segue desatualizada”. Misericórdia!

Nova aracajuana

Em sessão agendada para a próxima quarta-feira, a Câmara Municipal de Aracaju entregará a yalorixá Sônia Oliveira o título de cidadã aracajuana. Proposta pela vereadora Linda Brasil (Psol), a homenagem foi aprovada por unanimidade, num reconhecimento à história de Sônia. Nascida em Paulo Afonso, a yalorixá sempre lutou em favor da melhoria da vida do povo negro e das mulheres sergipanas. Supimpa!

De olho na Prefeitura

Os candidatos eleitos ainda nem foram diplomados e a classe política já discute as eleições de 2024. Com o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) fora do próximo embate municipal, por ter sido reeleito em 2020, as línguas ferinas de plantão já começaram a espalhar possíveis concorrentes à cadeira ocupada pelo pedetista. E o que não faltam são nomes de pré-candidatos. Falam na vice-governadora Eliane Aquino (PT), na vereadora Emília Corrêa (Patriota), na delegada Danielle Garcia (Pode), no presidente da Emsurb, Luiz Roberto (PDT), etcétera e tal. Aff Maria!

Tronos ameaçados

O resultado das últimas eleições ameaça os tronos de alguns caciques políticos. A executiva nacional do MDB, por exemplo, deve tomar a direção do partido do ex-governador Jackson Barreto. Quem também corre um sério risco de perder o PSB é o ex-deputado federal Valadares Filho, derrotado na disputa pela única vaga para o Senado. Sempre de olho numa maior fatia do Fundo Partidário e no tempo de rádio e TV durante as campanhas eleitorais, as direções nacionais dos partidos acham político sem mandato federal tão sem serventia quanto rolete de cana chupado. Home vôte!

A meio pau

De um bebinho, ainda mais biritado depois do 2º turno, numa bodega de Aracaju: “Já viram como ainda há bandeiras murchas penduradas por aí? Será que só vão retirá-las depois da Copa?”. Se oriente, inchadinho!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no aracajuano Jornal de Notícias, em 31 de março de 1932.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *