Cuidado com os golpes no Dia do Consumidor
15 de março de 2024
Deputado festeja condenação do Brasil por morte de membro do MST
15 de março de 2024
Exibir tudo

WhatsApp impede ‘print’ de foto de perfil em celulares

A medida visa impedir os recorrentes golpes do falso perfil

O aplicativo de conversas WhatsApp passou a impedir que os usuários realizem capturas de tela, o print, da foto de perfil dos seus contatos. Até essa quinta-feira (14/3), o bloqueio ocorreu apenas em usuários do sistema Android, e continua sendo permitido no iOS.

Ao tentar fazer um print da foto de perfil, o usuário recebe um aviso de que “não é possível capturar a tela devido à política de segurança”. O Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, ainda não fez comentários sobre a medida.

A expectativa é que essa seja mais uma das ações adotadas pela empresa para impedir os recorrentes golpes aplicados pelo WhatsApp. Um dos mais comuns ocorre quando golpistas “roubam” a foto de perfil de usuários e fazem uma nova conta onde se passam pela vítima.

Prefeito foi vítima

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), já foi vítima do golpe do perfil falso no WhatsApp. O gestor utilizou as redes sociais para alertar sobre o crime, informando que os bandidos estavam usando a foto dele em contato do WhatsApp para tentar aplicar golpes, inclusive, realizando ligações solicitando quantias em dinheiro.

Nesses casos, o primeiro passo é tentar entrar em contato com a pessoa que está solicitando a transferência de valores através de um número que você já conhece ou solicitar uma mensagem de voz. Em seguida, é preciso dar seguimento na denúncia, através do e-mail do aplicativo (support@whatsapp.com), informando o ocorrido. Além disso, a vítima deve comunicar a situação para o maior número de conhecidos que puder, para que eles não sejam vítimas, além de registrar um boletim de ocorrência na Polícia.

Fonte: Correio Braziliense  (foto: Site Atibaia Hoje)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *