leia o resumo dos jornais desta sexta
5 de maio de 2017
Sergás pode ser vendida
5 de maio de 2017
Exibir tudo

Violência noturna

Com a Polícia preferindo trabalhar cada vez mais durante o dia, os criminosos estão aproveitando a calada da noite para aumentar os ataques aos sergipanos. Enquanto no período noturno o estado disponibiliza para as vítimas da violência apenas delegacias plantonistas, a bandidagem se espalha pela Grande Aracaju para assaltar, arrombar e roubar pessoas indefesas no deslocamento destas para o trabalho ou a escola. Vítimas em potencial da bandidagem, motoristas e cobradores de ônibus vivem pedindo socorro à Secretaria da Segurança Pública, pois não suportam mais serem atacados. Segundo o sindicato da categoria, ocorrem, em média, na Grande Aracaju 3,3 assaltos a ônibus todos os dias. Esta é a maior demonstração de como a Polícia tem sido impotente para conter a violência, deixando a sociedade refém dos criminosos. Uma lástima!

Sergás à venda

Sergipe está entre os nove estados interessados em privatizar as distribuidoras de gás natural. Segundo publica hoje o jornal Valor Econômico, a expectativa é que as estatais despertem o interesse dos investidores. Uma das candidatas naturais é a Mitsui, que possui o direito de preferência sobre cinco das nove concessões em jogo, entre elas a nossa Sergás.

Pindaíba

Só na terça-feira da outra semana o governo de Sergipe termina de pagar o mês de abril aos servidores. Iniciado no último dia 29, o calendário de pagamento será retomado na terça (9) e concluído daqui a oito dias. Como sempre acontece, os últimos da lista são os aposentados e pensionistas. Alguém sabe por que os velhinhos ficam sempre por último?

Escravidão

Mais de 39% dos trabalhadores resgatados no Brasil de condições análogas à de escravo não tinham concluído o 5º ano do ensino fundamental, 32,8% eram analfabetos e 14,6% tinham do 6º ao 9º ano escolar incompletos. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), esse crime está tão enraizado no Brasil que o aumento da fiscalização levará também ao crescimento da descoberta de trabalhadores submetidos a situações degradantes. “Aonde o fiscal do trabalho vai, encontra trabalho escravo”, denuncia a CPT. Um horror!

Fere a lei

A privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) é inconstitucional. Quem pensa assim o advogado Henri Clay Andrade, presidente da seccional sergipana da OAB. Em debate na Assembleia, o causídico disse que a Ordem moverá uma ação na Justiça contra a pretensão do governo. Segundo ele, vão gastar recursos públicos com um estudo que chegará a conclusão óbvia: é inviável privatizar serviços públicos de saneamento básico. Então, tá!

Sem presentes

Aviso aos navegantes: o governador Jackson Barreto (PMDB) não quer receber presentes neste sábado, dia de seu aniversário. JB prefere que os amigos ajudem instituições de caridade. “Com o dinheiro a ser usado na compra de presentes, as pessoas podem adquirir enxoval, toalhas, roupas de cama e de uso pessoal. Importante é que seja algo útil para quem precisa”, pede o aniversariante. Portanto, todos às compras!

Quem cala…

É deveras estranho o silêncio da Petrobras sobre as constantes afirmações de que ela está de malas prontas para pinotar de Sergipe. O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) teme que a companhia deixe de investir no estado em definitivo. A estatal se fundamentaria no fato de a produção sergipana de petróleo e gás representar penas 1.9% de todo volume produzido nacionalmente. Como a petrolífera não publica uma vírgula sobre o assunto, deixa a entender que as suspeitas procedem. Misericórdia!

Dilma homenageada

O Instituto Marcelo Déda (IMD) trabalha a possibilidade de trazer a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) a Sergipe no dia 14 de junho próximo. Nas terras do cacique Serigy, Dilma seria homenageado pela instituição O IMD está analisando um espaço capaz de abrigar os pouco mais de 1000 pessoas que participariam do ato público. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Cadê a reforma?

E o deputado federal Valadares Filho (PSB) enxerga na reforma política a saída para boa parte dos problemas brasileiros. Ele lamenta que a proposta, tramitando há anos, nunca seja aprovada por falta de consenso no Congresso. O parlamentar sergipano se diz a favor do fim das coligações entre partidos para as eleições proporcionais, e contra a votação em listas fechadas de candidatos a vereador e deputado.

Passos de cágado

Entre as contas de ex-gestores municipais julgadas ontem pelo Tribunal de Contas de Sergipe, está a do ex-prefeito de Socorro, Zé Franco (PSDB). Chamou a atenção o exercício fiscal julgado: 2002. Quer dizer, o TCE levou 15 anos para rejeitar a prestação de contas do político tucano. Vai ser lerdo assim na Cochinchina!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *