leia o resumo dos jornais desta sexta
20 de novembro de 2015
Calor aumenta venda de coco verde produzido em Sergipe
20 de novembro de 2015
Exibir tudo

Violência desenfreada

A violência segue assustando os sergipanos. A criminalidade faz vítimas em todo o estado, mas sua ação é mais sangrenta na Grande Aracaju, onde matar virou uma rotina para a maioria dos bandidos. As páginas policiais dos jornais e os programas radiofônicos atestam que o crescimento de todas as formas de violência urbana e rural tem sido avassalador. Enquanto o governo dá mostras de inércia no combate à criminalidade, Sergipe se destaca negativamente quanto aos impressionantes índices de violência. Até quando seremos obrigados a conviver com essa situação de horror e medo? O poder público precisa agir rapidamente para pôr um fim a este sinistro quadro que assola a população e envergonha a todos nós. Até porque essa incapacidade expõe a fragilidade da nossa política de segurança pública.

Salário em dia

Diferente dos demais servidores, que só receberão os salários de novembro no próximo dia 11, a folha dos professores será paga dentro do mês trabalhado. É que o governo federal repassa para o Executivo estadual os recursos para pagar aos educadores. Também vão receber os salários dentro do mês trabalhado os empregados das estatais que têm recursos próprios, a exemplo do Ipesaúde, Deso e Segrase. Já os trabalhadores celetistas receberão os salários de novembro no quinto dia útil de dezembro.

Banco dos réus

O deputado estadual pastor Antônio dos Santos (PSC) foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral a pagar multa de R$ 40 mil por ter usado as verbas de subvenção da Assembleia em ano eleitoral. A condenação foi por unanimidade, mas a defesa do pastor promete recorrer contra a decisão. Pela mesma acusação, serão julgados hoje no TRE os ex-deputados estaduais Arnaldo Bispo (DEM) e Conceição Vieira (PT), além do deputado estadual Augusto Bezerra (DEM).

Chalita em Aracaju

O secretário municipal de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, estará em Aracaju neste sábado (21). O renomado professor, advogado, jurista, escritor e político vem proferir palestra sobre “Educação Transformando Vidas”. Será a partir das 10h, no auditório da Faculdade Estácio de Sergipe. Aberto ao público, particularmente educadores e estudantes, o evento faz parte do ciclo de palestras que a Estácio está promovendo em diversos campi do Brasil.

Sem surpresa

O conselheiro Clovis Barbosa foi eleito ontem o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado. Na mesma chapa foram eleitos os conselheiros Susana Azevedo (vice), Luiz Augusto Ribeiro (corregedor geral), Carlos Pina (ouvidor) e Carlos Alberto Sobral de Souza (diretor da Escola de Contas). Os cinco tomarão posse em janeiro de 2016 para um mandato de dois anos. A eleição respeitou o sistema de rodízio, tradicionalmente usado no TCE para renovar sua Mesa Diretora.

De olho em 2016

O Partido Verde estuda a possibilidade de lançar candidato próprio a prefeito de Aracaju. Este foi um dos temas tratados na reunião promovida esta semana pela Executiva Estadual do PV. O encontro reuniu na capital os presidentes dos diretórios municipais e vereadores filiados à legenda. Os verdes pretendem participar diretamente das eleições do próximo ano em 60 municípios, lançando candidaturas próprias a prefeito em 10 deles.

Bom de PIB

Sergipe obteve PIB per capita de R$ 16.028,28, o melhor do Nordeste. Os dados divulgados ontem pelo IBGE mostram, ainda, que o Estado também superou a média nordestina em mais de 23%.  Os dados são referentes a 2013. Segundo o economista Ricardo Lacerda, três fatores foram fundamentais para o destaque de Sergipe: as riquezas minerais, a distribuição de terras agrícolas e as políticas públicas adotadas pelo Estado nos últimos anos.

A casa caiu

O vereador de Poço Verde, Ricardo Henrique (PSC), foi preso ontem em Santo André (SP). Ele estava foragido desde que foi acusado de fornecer explosivos para quadrilhas de assaltantes de bancos. Ricardo Henrique foi indiciado por formação de quadrilha ou bando e por furto qualificado.

Boa nova

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, e o governador Jackson Barreto (PMDB) assinam nesta sexta-feira a ordem de serviço para ampliação do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Será construído um bunker onde vai ser instalado o novo acelerador linear, equipamento destinado ao tratamento oncológico. Na solenidade, marcada para o Palácio dos Despachos, também serão entregues ao Samu estadual oito novas ambulâncias tipo Unidade de Suporte Avançado.

Lei ferida

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) pediu ao governo que garanta aos sergipanos o direito de ir e vir assegurado pela Constituição Federal: “As pessoas estão deixado de sair de casa com medo da violência que assola Sergipe”, disse a pepista. Segundo ela, em vários municípios já existe toque de recolher determinado pelos marginais. “Os caminhões que transportam os feirantes de Itabaiana, por exemplo, têm sido alvos de assaltantes”, denunciou a deputada.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *