Infarto mata comerciante Galego
9 de dezembro de 2015
“Um Banquinho, Uma Canção” será nesta quinta no Bar do Bel
9 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Vereador é contra reajuste das passagens dos ônibus

Jailton entende que usuários mão podem arcar com prejuízos das empresas

Compreendendo o momento econômico delicado vivenciado por todos os cidadãos aracajuanos assim como os demais brasileiros, o vereador Jailton Santana (PSC) utilizou o pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira (9) para declarar que reprova qualquer possibilidade de reajuste da tarifa paga pelos usuários do transporte coletivo da Grande Aracaju.

O vereador disse que, assim como ocorre todos os meses, o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros de Aracaju (Setransp) encaminhou a planilha de custos das empresas à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e nos últimos meses foram observadas perdas, no entanto, para Jailton, não é o consumidor final quem deve pagar essa conta.

“As empresas têm pleiteado o aumento porque nos últimos meses acumularam prejuízos em função do reajuste no preço de materiais, dos combustíveis e nas despesas com pessoal. Contudo, não é o momento de transferir o aumento para o usuário porque ele também tem sofrido com a crise econômica. Em hipótese alguma votarei a favor da majoração da tarifa”, afirma Santana.

Outras alternativas

O parlamentar defende ainda que a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Governo do Estado se unam para desonerar a planilha de custos das empresas, abrindo mão da alíquota repassada ao Município e reduzindo impostos, por exemplo. “É preciso buscar alternativas para que a população não seja penalizada. A Prefeitura de Aracaju poderia abrir mão do repasse que recebe para o gerenciamento do sistema que hoje é de quase 5% e também buscar parceria com o Estado para reduzir o ICMS pago sobre o diesel na capital sergipana”, sugere Jailton.

O último reajuste de 14,9% aprovado pela CMA passou a valer em janeiro deste ano, quando o preço pelo serviço saltou de R$ 2,35 para R$ 2,70. Diariamente mais de 300 mil pessoas utilizam os coletivos na capital e região metropolitana.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *