Em um ano e meio o crédito a pessoas físicas fica mais caro
22 de setembro de 2022
Polícia Rodoviária Estadual realiza exposição educativa
22 de setembro de 2022
Exibir tudo

Vender votos é traficar consciência

Por Adiberto de Souza

O comércio de votos se agita agora reta final da campanha em Sergipe. À boca miúda, vendedores e compradores de consciência ajustam valores, como se o cidadão fosse uma reles mercadoria. É certo que a lei é dura contra quem compra votos, porém o cerco das autoridades aos políticos adeptos desse nefasto comércio não tem impedido que cabos eleitorais insistam em ganhar dinheiro vendendo eleitores. Pelo que se comenta, o preço do voto foi inflacionado justamente por conta da atuação do Ministério Público Eleitoral e do uso indiscriminado do celular, que a tudo filma para denunciar nas redes sociais. Portanto, é urgente que a lei seja ainda mais rígida contra esse comércio criminoso, para que as eleições não continuem sofrendo a nefasta influência do dinheiro sujo. Misericórdia!

Governo sem obras

O deputado federal João Daniel (PT) lembra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem uma só obra feita por ele no Brasil, inclusive em Sergipe. “Até mesmo o trecho da BR-101, ligando Japaratuba a Propriá, inaugurado por ele estava praticamente pronto”, frisa. O petista afirma que Bolsonaro é o presidente da mentira, “pois as obras que inaugurou foram realizadas pelo PT, nos governos Lula e Dilma”. Entusiasmado com a popularidade do “Barba”, principalmente no Nordeste, Daniel disse que Lula voltará à Presidência da República e entregará a BR-101 pronta, inclusive os trechos que faltam ser concluídos em Sergipe. Então, tá!

Hoje tem pesquisa

O Instituto Ipec – antigo Ibope – divulga hoje, a segunda pesquisa sobre a disputa para o governo de Sergipe e o Senado. Candidatos e simpatizantes só vão sossegar depois das 19 horas, quando os índices forem divulgados pela TV Sergipe, contratante da consulta de intenção de votos. Devidamente registrada na Justiça Eleitoral, a pesquisa do Ipec ouviu 800 eleitores na capital e interior. Os candidatos que aparecerem bem colocados ganham mais entusiasmo agora na reta final da campanha. Já para os que figurarem na rabeira, os percentuais terão o mesmo efeito de uma ducha de água fria. Só Jesus na causa!

Falta coragem

O candidato a governador Alessandro Vieira (PSDB) tem dito que lamenta o fato de seu adversário Fábio Mitidieri (PSD) não ter coragem nem capacidade “para sustentar o legado trágico do governo Belivaldo, esse grupo político que está aí se arrastando há 16 anos no comando do estado”. E para comprovar o que diz, o tucano lembra que Sergipe é o 7° estado mais violento do país e o 3° com mais desempregados, graças à péssima atuação do grupo político de Mitidieri. Pelo visto, até o dia das eleições, o candidato do PSD será o alvo preferido de Alessandro. Creindeuspai!

Voto feminino

Os candidatos estão correndo atrás dos votos das mulheres, que representam 54% do eleitorado. Ontem, a coligação governista promoveu uma caminhada pelo centro de Aracaju para mostrar o apoio das eleitoras ao candidato Fábio Mitidieri (PSD). A postulante ao Senado Danielle Garcia (Pode) também está apostando alto no voto da mulher: “Precisamos unir forças para ocupar os espaços de poder e lutar por mais representatividade feminina na política”, discursa a fidalga. Segundo ela, é preciso lutar “por nenhuma mulher a menos no Senado”. Garcia tenta convencer as sergipanas sobre a importância de ser ela quem substitua a senadora Maria do Carmo Alves (PP) no Congresso. Marminina!

Último dia

Os eleitores só têm até hoje para solicitar a segunda via do título de eleitor. Para isso, o cidadão não pode ter débitos pendentes com a Justiça Eleitoral, como multas por ausência não justificada em eleições anteriores. O documento pode ser solicitado presencialmente em cartórios eleitorais, ou impresso direto do site do Tribunal Superior Eleitoral, no campo “Imprimir o título eleitoral”. Outra alternativa é usar a versão digital do título eleitoral, o eTítulo. O voto é obrigatório e quem não comparece no dia da eleição e não justificar a falta, paga multa de aproximadamente R$ 3,50 por cada turno. Você tá nessa?

Escolha demorada

Alguém sabe dizer o motivo da demora do Tribunal de Justiça de Sergipe em escolher o substituto do desembargador José dos Anjos, que se aposentou ao completar 75 anos? Ao todo, 11 juízes concorrem, pelo critério de merecimento, à cadeira no Pleno do TJ sergipano. São candidatos os magistrados José Anselmo dos Santos, Fernando Clemente da Rocha, Manoel Costa Neto, Simone de Oliveira Fraga, Bethzamara Rocha Macedo, Sérgio Menezes Lucas, Edivaldo dos Santos, Adelaida Maria Martins Moura, João Hora Neto, Maria da Conceição da Silva Santos, Maria Angélica Garcia Moreno. Aguardemos, portanto, a fumaça branca de habemus desembargador. Aff Maria!

MDB na pindaíba

Os candidatos do MDB não viram a cor do dinheiro do milionário Fundo Eleitoral e, certamente, não verão até o final da campanha. É que a executiva nacional do partido deixou Sergipe sem um centavo furado, depois que Jackson Barreto rompeu com o governo e foi para o palanque do petista Rogério Carvalho. Sem o auxílio financeiro, os candidatos a deputado estadual e federal do MDB estão a pão e água, fazendo das tripas coração para chegar ao final da campanha. Alguns falam em desistir da empreitada, pois falta grana até para o combustível. Enquanto os emedebistas vivem uma verdadeira maré de sapos, em outros partidos o dinheiro está saindo pelo ladrão. Home vôte!

Dor da derrota

Aquele que se elegeu
Bota o som em toda altura
Abalando a estrutura
Daquele que não venceu.
E o infeliz que perdeu
Fica na decepção
Sofrendo do coração
Com cara de estressado.
E ainda fica quebrado
Quando acaba a apuração.

O cordel acima é do poeta nordestino Mundim do Vale.

Peito de homem

Embora tenha direito a uma tecla na urna eletrônica, o voto branco tem tanta serventia quanto peito de homem. Considerado válido até a Constituição de 1988, era tido como um sufrágio de conformismo, pelo qual o eleitor se mostrava satisfeito com quem vencesse as eleições. Portanto, o hoje desnecessário voto branco deveria ser extinto simplesmente, cedendo seu lugar na urna eletrônica ao voto nulo, numa tecla preta. Este sim, uma importante ferramenta de protesto da sociedade, pois indica o percentual de insatisfação do eleitor. Cruz, credo!

Prima de volta

E quem já está novamente entre nós é a esfuziante Primavera, estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. Ela está tipicamente associada ao reflorescimento da vegetação. A Primavera sofrerá a influência do fenômeno La Niña, instalado no Oceano Pacifico. Por conta disso, de outubro a dezembro deste ano as chuvas em Sergipe ocorrerão em maior volume. Seja bem-vinda, Prima!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 3 de março de 1912.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *