Acumulada, Mega-Sena vai sortear R$ 300 milhões
29 de setembro de 2022
Assista ao vivo o julgamento de Valmir de Francisquinho
29 de setembro de 2022
Exibir tudo

Valmir nas mãos dos homens da capa preta

Por Adiberto de Souza *

Para o candidato inelegível a governador Valmir de Francisquinho (PL) esta quinta-feira pode significar o dia D de derrota ou o dia V de vitória. O líder em todas as pesquisas está nas mãos dos sete ministro do Superior Tribunal Eleitoral. Este time de togados vai julgar o recurso impetrado por Valmir contra a impugnação de sua candidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral. Caso perca, O candidato sub judice estará fora das eleições do próximo domingo. Ocorrendo o contrário, a vitória de Francisquinho no TSE pode significar a sua eleição, quem sabe já no 1º turno, tamanho é o apoio popular em torno de sua candidatura. Portanto, basta que quatro dos sete ministros votem contra a decisão unanime do TRE para Valmir pular a mais alta e encandeceste fogueira de sua vida política. E isso ocorrerá justo no dia em que o adversário dele, deputado estadual Luciano Bispo (PSD), está promovendo a Festa do Fogaréu em Itabaiana. Aguardemos, portanto!

Fim do blá-blá-blá

Os candidatos a cargos eletivos nas eleições de domingo encerram nesta quinta-feira as participações no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Neste último dia, vão agradecer à população pela paciência de tê-los assistido e garantir que, se eleitos, cumprirão todas as promessas feitas durante a campanha. É sabido que as ideias apresentadas fazem parte de um jogo de marketing e que os eleitos não as levarão em conta no decorrer de seus mandatos. Portanto, praticamente tudo que foi dito no horário eleitoral não passou de um caríssimo e enfadonho blá-blá-blá. Só Jesus na causa!

Cachaça liberada

Pelo menos nove estados anunciaram que vão restringir a venda de bebidas alcoólicas domingo próximo. O objetivo é evitar perturbações da ordem durante as eleições. Para alegria de quem gosta de molhar a palavra, Sergipe não decretou Lei Seca no dia do pleito, embora seja recomendado não beber nas proximidades das sessões eleitorais. É bom a galera levar em conta que mesmo a “marvada” estando liberada, quem encher a caveira e sair por aí aprontando terminará o domingo vendo o sol nascer quadrado. Misericórdia!

Voto acompanhado

Mesmo que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de uma pessoa de sua confiança no momento de votar. Nesse caso, uma segunda pessoa será autorizada a ingressar na cabine e poderá, inclusive, digitar os números na urna. Vale ressaltar que esta pessoa não pode estar a serviço da Justiça Eleitoral nem de partido político. Vixe!

E tome promessas

A candidata do PSTU à Presidência da República, Vera Lucia, reafirmou as propostas de dobrar o valor do salário mínimo e de reduzir a jornada de trabalho semanal para 30 horas. As medidas, de acordo com a ilustre, visam combater a fome e o desemprego. Essa sergipana por adoção também anda prometendo que se eleita estatizará as 10 maiores empresas do país e toda a cadeia do agronegócio. O diabo é Vera Lúcia ter votos em número suficiente para vencer as eleições de domingo. Marminina!

De inimigo a aliado

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) gravou um vídeo pedindo votos para o candidato a senador Valadares Filho (PSB). Chamando-o de o senador do time de Lula, JB disse que o agora aliado político tem experiência, pois foi deputado federal por 12 anos “e trouxe milhões em recursos para Sergipe”. Quem assistiu o pedido de votos, nem acredita que em 2018 o mesmo Jackson gravou um vídeo chamando Vavazinho de vagabundo. Na época, um irritado JB prometeu mandar para o desafeto uma carteira profissional “pra você procurar seu primeiro emprego. Corrupto é quem criou você”, esbravejou. Como já disse o ex-senador Antônio Carlos Valadares (PSB): “A política é coisa do diabo”. Home vôte!

O que pode

Hoje é o prazo final para os candidatos fazerem reuniões públicas, comícios e para a utilização de aparelhagem de som fixa. Esta quinta-feira também é a data limite para a realização de debates políticos. Amanhã é o último dia para publicar propaganda eleitoral paga nos jornais. No sábado, termina a propaganda com uso de alto-falantes ou amplificadores de som. Carreatas, caminhadas, passeatas e a distribuição de material gráfico também só poderão ser feitos até às 22h do próximo sábado. Abra o olho!

Lula é Rogério

Não adiantou o candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) andar por aí dizendo que conta com a simpatia do presidenciável Lula da Silva (PT), em quem vota de olhos fechados. Por causa desse apoio, o fidalgo já sofreu até busca e apreensão em seu comitê eleitoral. Pois bem, ignorando a simpatia do pessedista, o “Barba” postou nas redes sociais que em Sergipe, seu time é Rogério Carvalho (PT) e Sérgio Gama (MDB) – candidatos a governador e vice – além de Valadares Filho (PSD) para o Senado. Depois dessa, Mitidieri deve desistir de brigar pelo apoio de quem aposta em sua derrota nas eleições de domingo. Aff Maria!

Banese em silêncio

Ao contrário de outras instituições financeiras, o Banese ainda não deu um pio sobre se oferecerá empréstimo consignado atrelado ao Programa Auxílio Brasil. Trata-se de uma medida eleitoreira do governo Bolsonaro visando ganhar a simpatia dos miseráveis. Diferente do silencioso Banese, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Safra, o Banco PAN e o Agibank informaram que estão avaliando a viabilidade de operacionalizar essa nova linha de crédito. Bradesco, Itaú, Nubank, Santander, BMG e Banco Inter já decidiram que não vão emprestar dinheiro consignado a quem tem Auxílio Brasil. Antão, tá!

Seis por meia dúzia

Tem muita gente achando que o forte desgaste da classe política vai ser responsável por uma renovação sem igual do Senado e na Câmara Federal. Não será bem assim. Estudos mostram que agora em 2022 as duas Casas serão renovadas em índices bem menores do que nas últimas cinco eleições, quando a média ficou em 45%. Portanto, para mudar o Congresso de verdade é fundamental não apenas votar contra os fichas-suja, mas fazer campanha em favor de candidatos com passado limpo e comprometidos com as causas sociais. Do contrário, o povo vai trocar seis por meia dúzia e continuar chorando o leite derramado. Danôsse!

Debate abortado

O portal de notícias Itnet, de Itabaiana, cancelou o debate que faria ontem com cinco candidatos ao Senado. Motivo: quatro deles desistiram do embate verbal, alegando compromissos surgidos de última hora e a intensa agenda nesta reta final da campanha. Apenas o candidato Henri Clay Andrade (Psol) deu as caras, mas como não havia com quem debater, foi entrevistado pela equipe da TV Itnet. Anteriormente, o site realizou um debate com os cinco principais candidatos ao governo de Sergipe. Ah, bom!

Recorte de jornal

 

 

Publicado no jornal aracajuano Diário de Sergipe, em 22 de maio de 1958.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  estaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba e Espaço Vivre.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *