Novas regras para rótulos de alimentos já estão em vigor
10 de outubro de 2022
Prefeitura formata sistema de licenciamento integrado para desburocratizar abertura de empresas em Aracaju
10 de outubro de 2022
Exibir tudo

Valmir é uma pedra no sapato de Mitidieri

Por Adiberto de Souza *

Mesmo impedido de disputar o governo de Sergipe, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), tem tido uma participação ativa na campanha eleitoral. No 1º turno, mais de 457.922 eleitores votaram no distinto, apesar do alerta da Justiça Eleitoral de que os votos seriam anulados. Agora, Valmir prepara-se para fazer oposição ao candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) por entender que os governistas contribuíram para a sua inelegibilidade por oito anos. Resta saber qual a força de transferência de votos de Francisquinho. Caso ele consiga convencer a maior parte dos eleitores que digitaram 22 nas urnas a votarem contra Mitidieri, sacramentará a derrota do governista e, por consequência, ajudará a eleger o petista Rogério Carvalho. Marminino!

Coletiva cancelada

O candidato derrotado ao governo estadual, senador Alessandro Vieira (PSDB) cancelou a entrevista coletiva que concederia hoje para anunciar seu apoio ao governista Fábio Mitidieri (PSD). É que no mesmo horário agendado pelo tucano, o ex-prefeito Valmir de Francisquinho estará anunciando à imprensa como ele e seu grupo votarão agora no 2º turno. A coletiva do político liberal está marcada para o Real Classic Hotel e a expectativa é que ele anuncie o apoio ao candidato Rogério Carvalho (PT). Creindeuspai!

E tome promessas

O candidato a governador Rogério Carvalho (PT) anda prometendo acabar com a falta d’água em Sergipe. O ilustre garante que se eleito vai construir adutoras e poços para atender a demanda de águas potável, inclusive em Aracaju. “Também teremos formas para alimentar a agropecuária e a indústria. Não faz sentido termos o Rio São Francisco e não ter água nas casas”, discursa. Em seu plano de governo o petista apresentou o programa ‘Água para Todos’, com investimentos em infraestrutura para saneamento básico e abastecimento de água. Ah, bom!

De esposas a deputadas

Veja o que publicou no Jornal da Cidade a amiga Thaís Bezerra: “Em Socorro já virou tradição o prefeito eleger a esposa para a Assembleia. No último dia 2, Padre Inaldo (PP) elegeu deputada a cara metade Carminha Paiva (Republicanos). Antes, os ex-prefeitos socorrenses Tonho da Caixa, Zé Franco e Fábio Henrique elegeram as esposas, respectivamente, Elma Paixão, Venúzia Franco e Sílvia Fontes. Nestas eleições, a prefeita de Capela, Silvany Mamlak (UB) também fez o esposo Cristiano Cavalcante (UB) deputado estadual, enquanto o prefeito de Aquidabã, Mário Lucena (Republicanos), elegeu para a Assembleia a 1ª dama Lidiane Lucena (Republicanos). Aff Maria!

Michele na terrinha

A 1ª dana Michele Bolsonaro e a senadora eleita Damares Alves (PL) estarão em Aracaju no próximo domingo. A informação foi dada pelo deputado federal e senador eleito Laércio Oliveira (PP), durante o ato de lançamento da candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL), realizado ontem em Aracaju. O parlamentar revelou ainda que a coordenação da campanha do capitão de pijama deverá definir esta semana a data da vinda dele a Sergipe. No 1º turno das eleições, Bolsonaro perdeu para Lula da Silva (PT) em todos os municípios sergipanos. Home vôte!

Banese de fora

O Banese não consta da relação dos 12 bancos autorizados a realizar empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A modalidade é descontada diretamente da folha de pagamento. O limite de juros será de até 3,5% ao mês e a quantidade de parcelas do valor contratado de 24, no máximo. O beneficiário poderá comprometer até 40% do repasse permanente de R$ 400 do Auxílio Brasil, e não dos atuais R$ 600, valor que começou em agosto e está previsto para ser pago até dezembro. Então, tá!

Missa de 7º Dia

Será amanhã, a Missa de 7º Dia pela alma do promotor de Justiça Augusto César Lobão Moreira. O ato religioso está marcado para 19h30, na Igreja Nossa Senhora Menina, à rua Itabaiana, centro de Aracaju. Vítima de infarto fulminante, o promotor morreu na última quarta-feira, num hospital de Aracaju, onde estava internado para tratar uma infecção pulmonar. Aos 75 anos, Lobão deixou uma legião de amigos e uma história de seriedade e dedicação ao Ministério Público Estadual.

Cutucando JB

E o candidato Fábio Mitidieri (PSD) anda cutucando o ex-governador Jackson Barreto (MDB), que até um dia desse fazia parte do grupo situacionista. Ao criticar seu adversário Rogério Carvalho (PT), Fábio disse que o petista tem o apoio “do governador que quebrou Sergipe, atrasou salários e parcelou o décimo terceiro em seis vezes”. Alguém precisa dizer ao jovem Mitidieri que esses ataques graciosos a JB podem lhe render críticas pesadas, pois o ex-governador não tem papas na língua e, portanto, não perde nada se resolver dizer cobras e lagartos do agora adversário. Quem avisa, amigo é!

Beabá

A pesquisa Retrato da Leitura revela que 44% da população não leem e 30% nunca comprou um livro. Segundo a consulta, temos analfabetos funcionais entre 27% dos brasileiros que concluíram o ensino fundamental. Também apurou que somente 23% dos entrevistados dominam a leitura. Em resposta à questão sobre como leem, 64% informam que costumam largar um livro sem terminar, e 62%, que leem somente parte ou capítulos de um livro. Santo Cristo!

Quem te viu…

Nascido na década de 80 com a marca da esquerda radical cravada no peito, o Partido dos Trabalhadores foi, ao longo dos anos, oposição ferrenha às legendas do centro e da direita. De uns tempos pra cá, contudo, o PT tem sofrido uma estranha metamorfose, com seus líderes buscando alianças com partidos e políticos direitistas. Agora mesmo, o candidato a governador Rogério Carvalho (PT) reza a todos os santos e santas para ter o apoio do bolsonarista Valmir de Francisquinho (PL). Essas incursões dos petistas no reduto da direita mostram que entre o discurso e a prática existem enormes diferenças, infelizmente pouco percebidas pela maioria do eleitorado. Misericórdia!

Recorte de jornal

 

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 23 de agosto de 1924.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *