Assista ao vivo o julgamento de Valmir de Francisquinho
23 de junho de 2022
Transporte de passageiros terá frota reserva neste feriadão
23 de junho de 2022
Exibir tudo

Valmir de Francisquinho e Talysson estão inelegíveis

Valmir que disputar o 2º turno das eleições

Por 4 votos a 3, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou os recursos do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) e do filho dele, deputado estadual Talysson Barbosa Costa (PL), mantendo os dois inelegíveis por oito anos. Com esta decisão, tanto o pai quanto o  filho estão impedidos de disputar as próximas eleições. Ambos foram condenados pelo TRE de Sergipe sob a acusação de abuso do poder econômico nas eleições de 2018.

Votaram para manter a cassação imposta pelo TRE os ministros Sérgio Silveira Banhos (relator), Kassio Nunes Marques, Mauro Luiz Campbell Marques e Edson Fachin. Foram favoráveis à absolvição de Valmir e de Talysson os ministros Carlos Bastide Horbach, que divergiu do relator, Alexandre de Morais e Benedito Gonçalves. O desempate do julgamento coube ao presidente do TSE, Edson Fachin.

A decisão do TSE chega no momento em que Valmir de Francisquinho é pré-candidato a governador, porém com a manutenção da inelegibilidade pela maioria do Plenário do TSE ele está fora da disputa eleitoral deste ano. Ao fim do julgamento, o ministro Edson Fachin determinou que a decisão seja comunicada imediatamente ao TRE de Sergipe para cumprimento imediato das sanções e a realização da totalização dos votos da eleição de 2018 para que Talysson de Valmir seja substituído na Assembleia pelo suplente, que deverá ser Robson Viana.

Compartilhe:

1 Comment

  1. Bruno santos disse:

    Andre Davi no lugar de Valmir, vamos avançar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *