Cursos com 30% desconto para turbinar o currículo
10 de janeiro de 2020
Gerenciamento Costeiro permite desenvolvimento sustentável
10 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Unit participa do Programa MIT Global Startups Labs

Os estudantes colocam em prática um vasto cronograma de atividades

Com o objetivo de fornecer a estudantes de diversas regiões do mundo habilidades de design e empreendedorismo para a implantação de startups focadas em tecnologia, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology – MIT), de Boston, Estados Unidos, desenvolve há mais de 15 anos o Programa MIT Global Startups Labs. Pela primeira vez no Nordeste brasileiro, a Universidade  realiza o programa e recebe, até o final de janeiro, estudantes de uma das melhores universidades do mundo para troca de experiências com acadêmicos da instituição de ensino.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre as duas universidades firmada desde 2018, por meio do Tiradentes Institute, centro de estudos localizado no campus da Universidade de Massachusetts – UMass Boston.

A imersão acontece durante quatro semanas no Tiradentes Innovation Center e reúne sete instrutores do MIT e 29 acadêmicos sendo eles da Unit em Sergipe, Alagoas e Pernambuco. “Os estudantes do MIT vão guiar os alunos da Unit através de uma experiência de mundo real de empreendedorismo. Planejamos e estruturamos esse encontro para que os universitários possam receber instrumentos para pensar um conteúdo e que eles consigam montar suas startups a partir de uma necessidade específica”, enfatiza a diretora do MIT Brasil, Rosabelli Coelho.

A representante tem como missão unir o MIT e o Brasil por meio de pesquisa, ensino, inovação e empreendedorismo a partir dos programas que desenvolvem, alunos e professores do MIT com parceiros corporativos, instituições acadêmicas, fundações, governo e organizações sem fins lucrativos no Brasil. “O programa tem sido uma forma interessante de engajar os alunos do MIT com o Brasil neste quesito de empreendedorismo tecnológico. A Universidade Tiradentes tem sido um parceiro espetacular pois quando escolhemos uma instituição, desenvolvemos um relacionamento de confiança e sabemos que esse parceiro tem realizado algo que é de grande impacto para aquela cidade”, acrescenta a diretora.

O Global Startup é uma iniciativa voltada para estudantes de diversas áreas. Para esta edição, os projetos desenvolvidos terão como tema central a área da Educação. “O programa tem várias etapas e, com isso, queremos estimular para que o nosso aluno tenha outra percepção sobre o que é empreender e o que é montar um startup. Mas, vai muito além disso e que também ele possa trazer para os colegas e professores todo o aprendizado e começar a provocar uma mudança na forma como ele enxerga o curso e área dele”, salienta Sellen Ive Carneiro, coordenadora de Relações Internacionais da Unit.

“O nosso papel é fazer com que eles possam abrir a mente e o caminho dentro e fora do próprio curso da área de estudo para algo totalmente diferente do que eles pensavam que pudessem existir. Eles são provocados o tempo todo a inovar e tem contato com estudantes de diversas áreas, vão trabalhar em equipe e vão enxergar que existe um papel dentro de qualquer área de desenvolvimento”, declara Sellen.

Bruno Moschetta é brasileiro e estuda no MIT desde agosto. Encontrou no programa uma oportunidade de desenvolver o seu trabalho inserido na cultura do próprio país. “A integração e a possibilidade de trabalhar com pessoas de lugares diferentes me atraiu para o MIT. Eles criam um ambiente que trazem alunos do mundo inteiro e você tem a oportunidade de interagir muito. Quando surgiu a oportunidade de participar do programa com a Unit era de trabalhar com o Brasil. Quando a gente trabalha com um problema e está inserido na nossa cultura, ficamos mais motivados”, garante.

Estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit, Ana Regina Correia foi uma das selecionadas para participar do programa. “A minha expectativa é realmente fazer este movimento de pensar globalmente. Esta interação é muito importante porque você encontra pessoas que também estão dispostas a pensar de uma maneira maior, abraçar a diversidade de curso, e fazer algo inovador”, comenta a estudantes.

O Programa MIT Global Startups Labs já foi realizado em países como a Alemanha, Azerbaijão, Peru e Uruguai.

Programação

Durante quatro semanas, os estudantes colocam em prática um cronograma de atividades que envolvem desde a ideia de negócio, identificação de mercado, desenvolvimento de aplicativo ou software e elaboração de um modelo de negócio. Ao final de todo o processo, os acadêmicos demonstrarão seus resultados em um evento final denominado “Demo Day”.

Fonte e foto: Ascom/UNIT

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *