Pesquisador sergipano estuda os anões de Itabaianinha
25 de fevereiro de 2020
Há 75 anos, morria Mário de Andrade
25 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Unit participa de Gincana Científica-Tecnológica MCTIC

A Universidade Tiradentes – Unit – tem atraído o olhar dos maiores players de educação e tecnologia do mundo por conta de seus projetos e investimentos na área. Reconhecida mundialmente pelo programa Google For Education, dessa vez a instituição sergipana foi convidada a apresentar seu case de sucesso na primeira edição da Gincana Científica-Tecnológica MCTIC que acontecerá em 29 de março, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). A iniciativa é em comemoração ao 35º aniversário do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC.

No último dia 13, o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa, acompanhado pelo superintendente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, convidou o ministro MCTIC Marcos Cesar Pontes para compor a programação em alusão ao Bicentenário de Sergipe da Unit, em julho, com palestra sobre a atuação do órgão para a comunidade sergipana.

O fato de o ministro Marcos Pontes ter sido o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, além das pesquisas que já realizou em sua carreira profissional e acadêmica, justificam a homenagem que receberá da Unit na ocasião. “A presença do ministro Marcos Cesar Pontes na Universidade Tiradentes e em Sergipe estão em sintonia com as ações do Grupo Tiradentes na promoção da ciência, tecnologia e inovação, especialmente com a atuação acadêmica, com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa do Grupo, e com o Tiradentes Innovation Center, que é o Centro de Inovação Tecnológica do Grupo Tiradentes. O ministro é um grande entusiasta do conhecimento científico e precisamos falar mais sobre isso aqui em Sergipe”, explica o superintendente Saumíneo Nascimento.

Com a participação da Unit em fóruns e conselhos do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, a instituição sergipana tem buscado contribuir cada vez mais com o desenvolvimento de iniciativas voltadas à pesquisa e inovação.

“Buscamos ampliar e fortalecer nossos vínculos com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, visando elevar os patamares dos indicadores locais de ciência, tecnologia e inovação em suas várias dimensões, pois vislumbra um futuro mais avançado para nossa sociedade local”, conta o reitor, professor Jouberto Uchôa de Mendonça.

Ministro homenageado

O astronauta Marcos Pontes nasceu na cidade paulista de Bauru em 11 de março de 1963. É engenheiro aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em engenharia de sistemas e piloto de testes de aviões com mais de 2.000 horas de voo em 25 tipos de aeronaves, incluindo F-15 Eagle, F-16 Falcon, F-18 Hornet e Mig-29 Fulcrum.

Membro da turma de 1998 de astronautas da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), Marcos Pontes é o único brasileiro a ter ido ao espaço. Ele também é o primeiro astronauta profissional a representar oficialmente um país do hemisfério sul no espaço. Pontes realizou a Missão Centenário, em 2006, fruto de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Russa (Roscosmos), trabalhando por dez dias na Estação Internacional Espacial (ISS) como especialista de missão, responsável pela manutenção dos sistemas da espaçonave e pela execução de pesquisas científicas escolhidas pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Tem vasta experiência como gerente de projetos e gestor de programas, trabalhando em projetos internacionais relevantes no setor aeroespacial em instituições como a Nasa, a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa), a Agência Espacial Europeia (Esa) e a empresa Boeing. Possui mais de 30 anos de experiência em gerenciamento de riscos e segurança operacional.

Com formação militar e acadêmica expressiva, Pontes é bacharel em administração pública e atua ainda como embaixador da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), atuando principalmente em programas de desenvolvimento sustentável.

Bicentenário de Sergipe

A Unit está preparando uma vasta programação para celebrar o Bicentenário de Emancipação Política de Sergipe. Além do ministro do MCTCI, Marcos Pontes, o Ouvidor Geral da Presidência da República, Wellington Gontihjo e o representante da Secretaria de Governo da Presidência da República, Vinicius Dantas Damasceno de Araújo, também ministrarão palestra em julho na instituição sergipana.

 Fonte  e foto: Secom/UNIT

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *