Varejistas apostam na Black Friday
15 de novembro de 2023
Governo de Sergipe vai antecipar o 13° salário
15 de novembro de 2023
Exibir tudo

Unigel suspende avisos prévios na Fafen

O polêmico contrato visa o fornecimento de gás às Fafens de Sergipe e da Bahia

A Unigel informou que suspendeu os avisos prévios aos trabalhadores da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) de Camaçari (BA) e que retomará as operações do ativo “assim que possível”. Em nota, a companhia, que administra a Fafen de Laranjeiras (SE), destacou que continua em negociação com a Petrobras sobre o preço do gásd natural e que segue confiante em chegar a “uma boa solução para as partes”.

No início do mês, ao comunicar o Sindiquímica sobre a paralisação da Fafen baiana, a empresa já havia informado que o aviso prévio se tratava de uma “medida protetiva” que poderia ser revertida a qualquer momento no período de 30 dias. A Unigel tem 384 trabalhadores envolvidos na produção da unidade de fertilizantes na Bahia, entre funcionários diretos e indiretos. Segundo a empresa, a fábrica opera de forma deficitária desde o fim de 2022.

A companhia alega dificuldades “especialmente em razão do alto custo do gás natural fornecido pela Petrobras, que torna o preço final do produto acabado (fertilizantes) impraticável face aos preços praticados no mercado internacional”. A Petrobras é não só a fornecedora do gás, como também a dona das duas Fafen’s, que estão arrendadas à Unigel. Além dos preços da matéria-prima, a estatal e a empresa do setor químico negociam também parcerias em energias renováveis e fertilizantes.

Fonte: Site epbr

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *