Prefeitura de Aracaju divulga programação do Natal
28 de novembro de 2015
Fotógrafa gaúcha faz seu próprio ensaio nu, super sensual
28 de novembro de 2015
Exibir tudo

Umbu já chegou nos mercados e feiras livres de Aracaju

Umbu é apreciado pelo seu sabor agridoce

Ao preço de R$ 5,00 o litro, já pode ser encontrado nos mercados e feiras livres de Aracaju o saboroso umbu: uma frutinha de sabor agridoce que faz a alegria dos sergipanos e turistas. Pode ser chupado quando maduro ou comido quando “de vez”. Também é muito apreciado em forma de refrescos, sucos, sorvete, misturado a bebida (em batidas) ou misturado ao leite (em umbuzadas). Há quem considere o umbu a uva do sertão.

Industrializado o fruto do umbuzeiro apresenta-se sob forma de sucos engarrafados, doces, geléias, vinho, vinagre, acetona, concentrado para sorvete, polpa para sucos, ameixa (fruto seco ao sol). O umbu fresco ainda é forragem para animais e é considerado produto vegetal de extração (não cultivado), coletado em árvores que crescem espontaneamente na região semi-árida.

O umbuzeiro é uma árvore de porte em torno de seis metros de altura, de tronco curto, esparramada, copa em forma de guarda-chuva com diâmetro de 10 a 15 metros, projetando sombra densa sobre o solo, vida longa (100 anos), é planta xerófila. Suas raízes superficiais exploram um metro de profundidade, possuem um órgão (estrutura) – túbera ou batata – conhecida como xilopódio que é constituído de tecido lacunoso que armazena água, mucilagem, glicose, tanino, amido, ácidos, entre outras.

O caule, com casca cor cinza, tem ramos novos lisos e ramos velhos com ritidomas (casca externa morta que se destaca); as folhas são verdes, alternas, compostas, imparipenadas, as flores são brancas, perfumadas, melíficas, agrupadas em panícula de 10-15 centímetros de comprimento.

O fruto – umbu ou imbu – é uma drupa, com diâmetro médio três centímetros, peso entre 10-20 gramas, forma arredondada a ovalada, é constituído por casca (22%), polpa (68%) e caroço (10%). Sua polpa é quase aquosa quando madura. Semente arredondada a ovalada, peso de 1 a 2 gramas e 1,2 a 2,4 centímetros de diâmetro, quando despolpada. O fruto é muito perecível.

O umbuzeiro cresce em estado nativo, nas caatingas elevadas de ar seco, de dias ensolarados, e noites frescas. Requer clima quente, temperatura entre 12ºC e 38ºC, umidade relativa do ar entre 30% e 90%, insolação com 2.000-3.000 horas/luz/ano e 400mm a 800mm de chuva (entre novembro e fevereiro), podendo viver em locais com chuvas de 1.600 mm/ano. Vegeta bem em solos não úmidos, profundos, bem drenados, que podem ser arenosos e silico-argilosos. Evitar plantio em solos que estejam sujeitos ao encharcamento.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *