Leia o resumo dos jornais desta segunda
11 de dezembro de 2017
Feira de Artesanato e Confecção começa quarta
11 de dezembro de 2017
Exibir tudo

Umbu já chegou nos mercados e nas feiras livres de Aracaju

O umbu também é muito apreciado em forma de refrescos, sucos, sorvete, misturado a bebida

Ao preço variando entre R$ 4,00 e R$ 5,00 o litro, já pode ser encontrado nos mercados e feiras livres de Aracaju o saboroso umbu: uma frutinha de sabor agridoce que faz a alegria dos sergipanos e turistas. Pode ser chupado quando maduro ou comido quando “de vez”. Também é muito apreciado em forma de refrescos, sucos, sorvete, misturado a bebida (em batidas) ou misturado ao leite (em umbuzadas). Há quem considere o umbu a uva do sertão.

Industrializado o fruto do umbuzeiro apresenta-se sob forma de sucos engarrafados, doces, geléias, vinho, vinagre, acetona, concentrado para sorvete, polpa para sucos, ameixa (fruto seco ao sol). O umbu fresco ainda é forragem para animais e é considerado produto vegetal de extração (não cultivado), coletado em árvores que crescem espontaneamente na região semi-árida.

O umbuzeiro é uma árvore de porte em torno de seis metros de altura, de tronco curto, esparramada, copa em forma de guarda-chuva com diâmetro de 10 a 15 metros, projetando sombra densa sobre o solo, vida longa (100 anos), é planta xerófila. Suas raízes superficiais exploram um metro de profundidade, possuem um órgão (estrutura) – túbera ou batata – conhecida como xilopódio que é constituído de tecido lacunoso que armazena água, mucilagem, glicose, tanino, amido, ácidos, entre outras.

O caule, com casca cor cinza, tem ramos novos lisos e ramos velhos com ritidomas (casca externa morta que se destaca); as folhas são verdes, alternas, compostas, imparipenadas, as flores são brancas, perfumadas, melíficas, agrupadas em panícula de 10-15 centímetros de comprimento.

O fruto

Umbu ou imbu é uma fruta, com diâmetro médio três centímetros, peso entre 10-20 gramas, forma arredondada a ovalada, é constituído por casca (22%), polpa (68%) e caroço (10%). Sua polpa é quase aquosa quando madura. Semente arredondada a ovalada, peso de 1 a 2 gramas e 1,2 a 2,4 centímetros de diâmetro, quando despolpada. O fruto é muito perecível.

O umbuzeiro cresce em estado nativo, nas caatingas elevadas de ar seco, de dias ensolarados, e noites frescas. Requer clima quente, temperatura entre 12ºC e 38ºC, umidade relativa do ar entre 30% e 90%, insolação com 2.000-3.000 horas/luz/ano e 400mm a 800mm de chuva (entre novembro e fevereiro), podendo viver em locais com chuvas de 1.600 mm/ano. Vegeta bem em solos não úmidos, profundos, bem drenados, que podem ser arenosos e silico-argilosos. Evitar plantio em solos que estejam sujeitos ao encharcamento.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *