Sinuca de bico
11 de julho de 2016
PF apreende uma tonelada de maconha em Sergipe
11 de julho de 2016
Exibir tudo

Uma visita ao Masp

Quanto vale uma obra de arte? Se lhe toca o coração, deve valer muito. Se lhe subverte a alma, deve valer em dobro.

Subvertidos por feitos imortais da história das artes, fomos os últimos a descer, já à noite, do segundo andar do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, na Avenida Paulista, onde ainda hoje se encontra a exposição Acervo em Transformação, com parte da coleção do Masp. E que parte.

O catálogo informa que é uma seleção de 119 obras provenientes de diversas coleções do museu, abrangendo um arco temporal que vai do século 4 a.C. a 2008. As obras estão posicionadas em ordem cronológica, mas a organização não coincide com a cronologia da história da arte, com suas escolas e seus movimentos.

A exposição resgata o uso dos radicais “cavaletes de cristal” de Lina Bo Bardi, lançados por ela na inauguração do museu, em 1968, e o gesto da genial arquiteta de retirar as pinturas das paredes seu objetivo de aproximar do observador comum aqueles artistas de livros, tão inatingíveis, dessacralizando suas icônicas obras raras.

O foco é na arte figurativa, refletindo a história da coleção e os interesses de Lina e Pietro Maria Bardi, o crítico e marchand italiano convidado pelo empresário Assis Chateaubriand para dirigir o Masp, função que exerceu por 45 anos.

Apoiado pelo olho clínico do seu diretor italiano, diz-se que Chatô usou de métodos pouco ortodoxos e do fogo devastador dos seus Diários e Emissoras Associados para “confiscar” dos ricos barões paulistas as obras que na sua maioria compõem o que é hoje considerado o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul.

O salão é imenso e a imagem é arrebatadora. Após sermos recepcionados por uma estátua helenística da Deusa Higéia e por dois guerreiros em terracota da Dinastia Tang, nossa vista é atraída para um “surrealista” Hieronymus Bosch (“As tentações de Santo Antão”), que repousa ao lado de um bom renascentista São Sebastião de Pietro Perugino, circa 1500 ambos.

A emoção cresce ao identificar ao lado o mestre Rafael (“Ressurreição de Cristo”) e um Botticelli em formato oval (“Virgem com o menino e São João Batista criança”), do mesmo período daqueles.

Na segunda fila, não resisto ao sacrilégio de uma selfie ao lado do autorretrato de Rembrandt: do original 1635 ao banal digital século 21.

E logo nos vem belas cenas bíblicas do maneirista Tintoretto e do obscuro El Greco, secundados pelo olhar severo de um conde de Diego Velázquez e pelas figuras não menos rigorosas de Goya.

Enquanto Frans Post traz uma paisagem silvestre que certamente é do Brasil seiscentista, ele que esteve a serviço de Maurício de Nassau.

Nadia não resistiu aos encantos das princesas filhas de Luís XV, simbolizando os quatro elementos e eternizadas por Jean-Marc Nattier.

Passando pelo romantismo de Delacroix, pelo realismo de Courbet, chegamos aos impressionistas Monet, Renoir, Manet e Degas, clássicos franceses iluminados pela luz da Belle Époque.

Ainda em Paris avistamos logo ali “O filho do carteiro” dentre outros Van Gogh. E os também pós-impressionistas Toulouse-Lautrec, Paul Cézanne e Gauguin.

Lá está o “clássico” Henri Matisse, com o belo “O torso de gesso”, e o figurativo Modigliani, com suas figuras sentadas, tão engraçadas, donas das suas salas.

Aí pronto, nos chega o “Retrato de Suzanne Bloch”, de Pablo Picasso, que também me brindou com uma auto fotografia ao celular, para desgosto do seu “Busto de homem”, bem ao lado.

Pausa para o bronze rigoroso de Auguste Rodin e a leveza da bailarina de Degas, no mesmo metal e tecido. E tem um Max Ernst vetusto.

Do meio para o fim da exposição, mas não menos importante para quem ama o óleo sobre tela, vem os latinos e os brasileiros.

No abre-alas, a pictórica “Moema” de Victor Meirelles, linda à praia.

“As cinco moças de Guaratinguetá”, de Di Cavalcanti chama a atenção para os modernistas, quase vizinhas de “A estudante”, de Anita Malfatti.

Também estão por ali Djanira, o marinheiro Pancetti, Lasar Segall, Alfredo Volpi, além dos grandes mexicanos Siqueiros e Diego Rivera.

Encerramos o tour pictórico brindados por Candido Portinari, com seus consagrados “O lavrador de café” e “Retirantes”.

Cores para todo o sempre ao alcance dos mortais.

* Marcos Cardoso é jornalista, editor do Caderno Mercado do Jornal da Cidade, e autor de “Sempre aos Domingos: Antologia de textos jornalísticos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *