Preço de material escolar sobe bem mais que a inflação
17 de fevereiro de 2022
A frágil unidade governista
17 de fevereiro de 2022
Exibir tudo

Uma jaca custa mais de 1 mil reais

Até mesmo no Brasil, o preço da jaca varia

Não é fake news: a jaca encontrada em abundância aqui em Sergipe está sendo vendida por R$ R$ 1.120, 00 em Londres. O preço (160 libras) exagerado foi revelado pelo repórter da BBC, Ricardo Senra e viralizou no Twitter, com cerca de 100 mil compartilhamentos. Ele fotografou a jaca com preço e tudo em uma barraca do Borough Market, o mercado mais famoso da capital do Reino Unido.

O que explica cobrar um preço tão alto por essa fruta, considerada “exótica” pelos estrangeiros? E por que a demanda por ela cresceu recentemente no exterior? Em primeiro lugar, é preciso lembrar uma regra básica: o ponto de venda influencia na composição do preço e isso vale para qualquer produto.

“Até mesmo no Brasil, o preço da jaca varia. Há locais em que é possível colhê-la do pé e de graça. Em outros, ela é extremamente cara”, ressalva Sabrina Sartori, gerente da loja Estância das Frutas. Mas, de fato, o comércio internacional da jaca, em particular, é bastante complexo e arriscado. E há várias razões para isso, entre os quais sua natureza perecível, a sua sazonalidade e o seu volume. Ademais, a fruta, que não é nativa do Brasil — na verdade, se trata de uma espécie invasora da Mata Atlântica, é extremamente perecível e tem baixa vida útil nas prateleiras do supermercado.

Vegetarianos e veganos

Nesse sentido, vale destacar que a jaca se popularizou entre os vegetarianos e veganos, este último um grupo que não para de crescer, como um substituto para a carne — quando cozida, sua textura se assemelha à da carne de vaca e porco, passando a rivalizar com outros substitutos como tofu, quorn e seitan.Porém, quando amadurece — e esse processo é muito rápido, a fruta já não serve mais a esse propósito, pois ganha sabor adocicado e acaba só servindo para sobremesas.

Fonte: Correio Braziliense (Foto: Pixabay)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *