Planos de saúde não cobrem exame da varíola de macaco
10 de agosto de 2022
Sinto dor, logo existo
10 de agosto de 2022
Exibir tudo

Última superlua do ano pode ser vista nesta quinta-feira

A Superlua é associada, erroneamente, a acontecimentos naturais

A última superlua deste ano poderá ser observada no céu de todo o Brasil durante essa quinta-feira (11), quando o satélite estará completamente iluminado pelo Sol. O astro poderá ser visto a olho nu, sem a necessidade de equipamento.

Emboea o nome passe a impressão de que a lua está maior, o que muda, na verdade, é apenas a percepção do tamanho no olhar humano. O fenômeno ocorre quando a Lua Cheia ou a Lua Nova coincidem com o momento em que o astro está mais próximo da Terra, chamado de perigeu.

Nessa quinta-feira, a Superlua ficará visível durante toda a noite. Mas o melhor horário para sua observação será logo após o nascer (por volta das 17:30) devido a perspectiva com referência terrestres como prédios e árvores dá a ela a impressão de estar ainda maior. Além disso, o horário vai proporcionar um espetáculo de cores no céu por conta da interação com a atmosfera.

O que é uma Superlua?

Quando o fenômeno ocorre, diz-se também que a Lua está em seu ponto perigeu. O ponto perigeu é o ponto da órbita de um satélite em que ele se encontra o mais próximo possível do astro que orbita, ocorre porque as órbitas espaciais tem formato de elipse, e não circulares. Em outras palavras, por não ser um círculo perfeito, o formato elíptico permite que a distância entre os astros seja variável.

O fenômeno da Superlua é associado, erroneamente, a acontecimentos naturais, como terremotos, tempestades e erupções vulcânicas. No entanto, pesquisas científicas não encontraram nenhuma ligação entre as épocas de acontecimento de Superluas e desastres naturais. A associação muitas vezes se dá pelo entendimento, correto, de que a Lua influencia as marés oceânicas.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *