Última semana de agosto será a mais quente do mês
29 de agosto de 2023
Professores botam o Ipesaúde na Justiça
29 de agosto de 2023
Exibir tudo

Última superlua de 2023 vai ocorrer nessa quarta-feira

O termo "superlua" é usado para descrever a lua cheia perigeana

Para praticamente encerrar o mês de agosto, nesta quarta-feira (30/8) ocorrerá a segunda e última superlua do ano. Nesta data, a Lua estará maior e ainda mais brilhante. Esse fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, momento em que a lua está mais perto da terra. A superlua também chamada de “Lua azul” carrega o nome por ser a segunda lua cheia do mês de agosto — a primeira ocorreu no dia 1º.

“A segunda Lua cheia dentro do mesmo mês é o que se refere como a “Lua azul”. A Lua em si não muda de cor durante uma Lua Azul, o termo é usado apenas para denotar sua ocorrência rara dentro de um mês”, explica o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung.

Lua cheia perigeana

De acordo com a Nasa, a agência espacial americana, o termo “superlua” foi criado em 1979 e é usado para descrever o que os astrônomos chamam de lua cheia perigeana. As superluas são normalmente cerca de 14% maiores em relação à aparência; e 30% mais brilhantes do que as luas cheias.

O horário da superlua vai de acordo com o fuso horário. No dia 30, o fenômeno está previsto para as 22h35, no horário de Brasília. De acordo com o fuso, o horário vai variando, como por exemplo, -4 será às 21h35; -5 às 20h35 e assim por diante. Já para quem está no fuso de -1 a data já muda para 31 de agosto, ocorrendo às 0h35.

O professor Paulo Brito indica a melhor forma para admirar o fenômeno. “O melhor para ver é no início da noite de quarta, ao leste, a superlua estará ao lado de Saturno. Não estará azul, mas estará como sempre, muito bonita. de fases importantes da vida”, relata.

Fonte: Correio Braziliense (foto: Professor doutor Jung)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *