Ferreira Costa anuncia mais de 100 vagas de emprego
2 de agosto de 2021
Livro da Edise será lançado em Salvador
2 de agosto de 2021
Exibir tudo

UFS planeja retomada das atividades presenciais

Segundo Valter Joviniano de Santana, o foco principal é a segurança da comunidade acadêmica

A Universidade Federal de Sergipe publicou a Portaria Nº 928/2021/GR, estabelecendo o processo de retomada gradual e presencial das atividades institucionais. O retorno leva em conta a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 nos profissionais da educação, tendo em vista o período mínimo de 28 dias posterior à aplicação para a imunização.

No âmbito administrativo, a Portaria prevê que a chefia de cada setor deve planejar o retorno dos servidores e terceirizados sob sua coordenação após a imunização. Será possível adotar jornada em turnos alternados de revezamento de trabalho presencial ou ainda adaptar os horários da jornada de trabalho, inclusive dos intervalos intrajornada, mantida a carga horária diária e semanal prevista em lei.

Fica permitida a adoção de regime de jornada em turnos alternados de revezamento e o trabalho remoto pelos servidores que não tenham concluído o esquema vacinal completo enquanto não forem implementadas as ações efetivas provenientes dos estudos realizados pelo Grupo de Trabalho para Retomada Segura das Atividades Presenciais (GTRSAP).

O atendimento presencial ao público, quando não for possível o remoto, deverá ser escalonado e distribuído entre os servidores da unidade, com necessidade de agendamento prévio. Cada setor vai disponibilizar os horários de trabalho da unidade e definir os tipos de atendimento que serão desenvolvidos.

Atividades acadêmicas

As atividades acadêmicas permanecem na modalidade remota em quase totalidade, e o atendimento externo das bibliotecas do SibiUFS e os serviços do Restaurante Universitário (Resun) e do Refeitório de Lagarto (RefLag) seguem suspensos. Todos os auxílios e bolsas da assistência estudantil estão mantidos para os alunos da UFS.

Já as atividades em cenários de práticas e que necessitem de interação presencial estão autorizadas para a graduação e pós-graduação. Para isso, os discentes precisam ter recebido dose considerada imunizante de vacina específica contra a covid-19, obedecendo ao intervalo recomendado para proteção após a referida dose.

Prioridades

O documento revoga a Portaria Nº 241/2020/GR e dá outras providências a respeito das atividades administrativas e acadêmicas, considerando a Portaria N° 1.038 do Ministério da Educação, os decretos do Governo de Sergipe e o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no âmbito da UFS. Além disso, pensando na máxima segurança de todos os envolvidos, a universidade instituiu o GTRSAP, criado pela Portaria Nº 782/2021/GR.

De acordo com o reitor Valter Santana, o cuidado com a elaboração de todas as fases da retomada gradual tem sido prioridade pela característica plural dos componentes do grupo. “Ele é composto por pessoas indicadas pela gestão, incluindo diversas áreas, principalmente da saúde, e representantes indicados pelo Sintufs e Adufs. Tem sido bastante produtivo porque todos nós entendemos que precisamos planejar um retorno paulatino e seguro. Mesmo sabendo que a educação e a boa formação do aluno devem ser prioridade, o foco principal é a segurança de toda a comunidade acadêmica”.

Fonte: Ascom/ UFS

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *