Aracaju tem a cesta básica menos cara
6 de abril de 2022
Os Penitentes estão chegando
7 de abril de 2022
Exibir tudo

UFS e Funcap estão juntas na implantação da TV UFS

Conceição Vieira, presidente da Funcap, e Valter Joviniano de Santana, reitor da UFS

A Universidade Federal de Sergipe e a Fundação Aperipê assinaram nesta quarta-feira, 6, um Termo de Cooperação que é considerado um passo fundamental para a concretização da TV UFS. O documento, assinado pelo reitor Valter Joviniano de Santana Filho e pela presidente da Funcap, Conceição Vieira, no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, permite que a TV UFS instale sua antena na torre da TV  Aperipê, no Parque da Cidade.

“É mais uma ação que nos deixa muito felizes porque é o resultado da aproximação da universidade com parceiros importantes, vislumbrando atender os anseios da sociedade”, disse o reitor, destacando o caráter cultural da emissora que está em fase de implantação. O vice-reitor, Rosalvo Ferreira, observou que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), à qual a TV UFS será afiliada, pretende instalar a antena no próximo mês de maio.

O diretor da TV UFS, Marcos Cardoso, afirmou que o plano é colocar a TV no ar assim que a antena for instalada. “Hoje a TV UFS deu um passo importante. Essa cooperação com o estado, através da Fundação Aperipê, para permitir o uso da torre da TV Aperipê na instalação da antena da TV UFS, veio na hora certa pela escassez de tempo e de recursos”.

“É muito importante o surgimento de novos mercados de trabalho para os profissionais que estão frequentando ainda os bancos da universidade. Toda vez que é firmada uma parceria como essa, eu acho que traz uma nova perspectiva na abertura dessas possibilidades para que cada formando possa sair da Universidade Federal de Sergipe e aplicar os conhecimentos na prática, nessa profissão tão nobre e empolgante que é a comunicação”, destacou o diretor de Radiodifusão da Funcap, Carlos Batalha.

Doação de livros

Na mesma solenidade, a Editora UFS formalizou a doação de 763 livros para a biblioteca do Museu Histórico de Sergipe. “Aqui, abrimos espaço para as obras publicadas pela Editora UFS e para que a sociedade venha apreciar, fomentando a difusão cultural. É a UFS dando a sua contribuição e divulgando as próprias obras”, disse o reitor Valter.

“São órgãos preocupados com a cultura e com o fortalecimento da identidade sergipana. Nós já temos uma relação institucional importante e que se fortalece ainda mais com essas mais de 700 obras de pesquisadores, professores e da própria sociedade que puderam publicar seus livros pela Editora UFS”, comentou Conceição Vieira.

A diretora de Comunicação da UFS, Maíra Bittencourt, destacou a possibilidade de expansão do conhecimento a partir da doação. “A gente tem pensado cada vez mais, enquanto Editora UFS, em fazer com que o conhecimento saia da universidade e se torne público. Então, essa ação de levar os livros da universidade, que são produzidos com tanto afinco, tanto pelos pesquisadores quanto pelo Conselho Editorial, é algo muito relevante. Assim a gente consegue dar vazão e visibilidade às obras no lugar que elas devem estar: com os leitores que querem consumir essa informação para fazer chegar esse conhecimento a vários espaços”.

Também estavam presentes à solenidade a diretora do Museu de Sergipe, Rosângela Reis, o diretor Operacional da TV Aperipê, Jefferson Andrade, e a chefe de Gabinete da Reitoria da UFS, professora Alaíde Hermínia, dentre outros.

Fotos: Adrine Cabral/Ascom UFS

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *