Rendimento da população é o menor desde o ano de 2012
10 de junho de 2022
Alto índice de contemplação destaca Consórcio
10 de junho de 2022
Exibir tudo

Supremo mantém cassação de Valdevan Noventa

Mesmo licenciado, Valdevan tinha participação ativa no sindicato

O deputado federal Valdevan Noventa (PL) teve a cassação confirmada, nesta sexta-feira (10), pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Votaram pela manutenção do mandato do sergipano os ministros Kássio Nunes Marques e André Mendonça, enquanto os ministros Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes foram a favor da manutenção da cassação determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, por unanimidade, puniu Noventa por compra de votos nas eleições de 2018. Com esta decisão, o petista Márcio Macedo reassumirá a Câmara Federal em substituição a Valdevan.

A cassação do deputado do PL por abuso do poder econômico, foi confimada pelo TSE em março deste ano. Os ministros ratificaram a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, que condenou o parlamentar pela captação e gasto ilícito de recursos mediante depósitos de valores de origem não identificada. Com a decisão do TSE, os votos de Valdevan foram anulados, levando o TRE a recalcular o coeficiente eleitoral e determinar a posse de Mácio Macedo. Foi ai que a defesa do político liberal recorreu ao STF e conseguiu uma liminar suspendendo a cassação.

Em minucioso voto, o relator do recurso, ministro Sérgio Banhos, ressaltou que a prática de abuso de poder econômico ficou robustamente demonstrada nos autos, não restando dúvida de que houve a irrigação de recursos ilícitos, não declarados e de fontes vedadas na campanha eleitoral do parlamentar, em desconformidade com a legislação vigente.

Recebeu valores ilícitos

Para o relator, ficou devidamente evidenciada a gravidade do caso, consistente na prática de utilização de contas de terceiros para o recebimento de valores ilícitos e oriundos de fontes vedadas, com uso de subterfúgios para dar uma aparência de licitude às doações declaradas. De acordo com o processo, integrantes da equipe de campanha de Valdevan Noventa aliciaram dezenas de moradores dos municípios de Estância e Arauá para simular doações ao candidato.

O perfil dos doadores era incompatível com o valor doado, uma vez que vários eram beneficiários do programa Bolsa Família e alguns deles confirmaram ter apenas emprestado o número do CPF para a operação financeira.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *