Covid-19 faz quatro novos óbitos em Sergipe
19 de maio de 2020
Chuvas causam inundações em Sergipe
20 de maio de 2020
Exibir tudo

STF julga hoje se juiz acertou ao bloquear WhatsApp

O WhatsApp divulgou no Twitter uma explicação

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta quarta-feira (20) duas ações contestando a validade de decisões judiciais que determinaram o bloqueio do aplicativo WhatsApp no país. Um dos casos que embasam as ações que chegaram ao STF é o de decisões da Justiça do Sergipe determinando o bloqueio do aplicativo em 2016. Na ocasião, o magistrado Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, tirou o WhatsApp do ar por quase 12 horas.

Na época, o juiz Maia Montalvão atendeu a um pedido de medida cautelar da Polícia Federal, após o Facebook, que é proprietário do aplicativo, se recusar a compartilhar informações que subsidiariam uma investigação criminal. O Ministério Público e a polícia argumentam que o WhatsApp é usado para a prática de crimes e os ilícitos devem ser impedidos. Por sua vez, o Facebook alega que não pode cumprir a decisão porque as mensagens são criptografadas de ponta-a-ponta, ou seja, não podem ser interceptadas por terceiros e não ficam armazenadas nos sistemas da empresa.

No julgamento marcado para esta quarta-feira (20), o STF deverá esclarecer se a Justiça pode impedir o funcionamento temporário do aplicativo devido à recusa de entrega de informações de usuários investigados por diversos crimes. As decisões dos juízes são amparadas no marco civil da Internet, aprovado em 2014. Em um dos artigos, a norma obriga o provador responsável a disponibilizar os dados após a decisão judicial. As ações que serão julgadas foram protocoladas em 2016 pelos partidos Cidadania e PL e os processos são relatados pela ministra Rosa Weber e pelo ministro Edson Fachin.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *