Sergipe tem culinária temperada por muitas mãos
9 de abril de 2016
Praias impróprias para banho
10 de abril de 2016
Exibir tudo

Sindicato indaga quem são os “pistoleiros intelectuais”

Pesidente do TCE, Clóvis Barbosa, considera salários dos prefeitos muito elevados

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE) tomou conhecimento de que, na manhã da última quinta-feira (07/04), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clóvis Barbosa, declarou publicamente que “em Sergipe existem dois jornalistas que são pistoleiros intelectuais”.

A atividade jornalística, assim como a atividade de conselheiro do TCE, exercida por Clóvis Barbosa, é fundamental para a democracia e para a fiscalização da gestão pública. Por isso, dada a sua gravidade, a declaração do presidente, que aconteceu na data em que é celebrado o Dia Nacional do Jornalista, deve ser objeto de aprofundamento e reflexão.

Nesse sentido, como entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo sergipanos, o SINDIJOR vem a público reivindicar que o presidente do TCE exponha com precisão o que significa o conceito “pistoleiro intelectual”; identifique com clareza (nome e sobrenome) os supostos jornalistas que em sua opinião atuam como “pistoleiros intelectuais”, e que apresente fatos concretos que confirmem a sua denúncia. Enquanto representante máximo de um órgão de Estado, como é o TCE, o conselheiro Clóvis Barbosa deve contribuir para a denúncia de más condutas no Jornalismo.

Esses esclarecimentos de Clóvis Barbosa são fundamentais para que não haja uma generalização ao conjunto dos jornalistas de práticas individuais e, principalmente, para que supostas práticas que estejam em desacordo com o Código de Ética dos Jornalistas sejam apuradas, investigadas e coibidas.

O Sindicato dos Jornalistas enviará um ofício ao presidente Clóvis Barbosa, solicitando que revele os nomes dos dois supostos jornalistas, que segundo ele, são “pistoleiros intelectuais” e prove, portanto, que os profissionais da imprensa agem de forma antiética e criminosa.

O SINDIJOR salienta que o bom jornalismo precisa e deve ser preservado. Ao sonegar os nomes, Clóvis Barbosa, querendo ou não, peca por colocar toda a categoria em xeque. E ele sabe que o jornalismo sergipano é feito, em sua absoluta maioria, por profissionais comprometidos com a ética e a responsabilidade jornalística. Dito isso, o SINDIJOR aguarda posicionamento do senhor presidente do TCE.

Fonte: Sindijor/SE

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *