Mega-Sena sorteia R$ 45 milhões nesta quarta-feira
14 de junho de 2023
Mulher que comparou nordestinos a carrapato vira ré
14 de junho de 2023
Exibir tudo

Shopping realiza a exposição ‘Altares de Santo Antônio’

O projeto reúne três altares que proporcionam aos visitantes uma experiência de devoção

Integrando a programação do projeto ‘Cajucidade’, idealizado pelo artista plástico Fábio Sampaio, o Shopping Jardins acolhe a exposição ‘Altares de Santo Antônio’. A coletiva reúne obras de 11 artistas brasileiros e celebra as tradições juninas e o santo casamenteiro. A mostra, composta por altares criados em homenagem ao santo, que dá nome ao bairro onde nasceu Aracaju, acontece até o próximo dia 30, sendo apresentada em três locais: dois próximos à loja Kalunga e um em frente a O Boticário. O acesso é gratuito.

O projeto reúne três altares que proporcionam aos visitantes uma experiência de devoção e conexão com essa época do ano tão rica em significados de pertencimento à cultura nordestina. A exposição apresenta instalações produzidas pelos artistas Andresson Dias, Fábio Sampaio e Jorge Luiz, que recriam iconograficamente os universos da crendice popular e da fé católica.

Compondo os espaços, estão também obras de Mazinho e Ju Amora, cedidas pelo colecionador Mário Britto, e quadros de Ana Denise, Cláudia Nen, Hortência Barreto, Joel, Rosa Graccho e Zé Fernandes, que representam diferentes gerações da produção artística sergipana sobre o ciclo junino.

Homenagens a Santo Antônio

A produção de altares é uma tradição que nos remete a muitas gerações de antepassados de famílias sergipanas. O projeto “13 noites com Antônio”, desenvolvido desde 2001 pelo professor doutor Otávio Luiz Ferreira, no Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (Cultart/UFS), é uma das referências da homenagem feita ao santo em nosso Estado. Além de Otávio Luiz, os professores de arte Maria Lucineide Ribeiro, Stella Regina Cárceres, Flávia Cunha Santos, Manoel Odilon, entre outros, são reconhecidos por contribuir com a preservação desse gesto de ‘cajucidade’ e de amor ao jeito de ser e viver do sergipano.

Os artistas

Artista visual formado pelo Universidade Federal de Sergipe (UFS), Andresson Dias iniciou sua trajetória artística em 1993, com a criação de figurinos, adereços e cenografia para o teatro. As tradicionais bandeirinhas juninas são tema de destaque em seus trabalhos, especialmente na estamparia artesanal que, a cada ano, ganha um novo olhar artístico. Entre suas criações, estão a confecção e a manipulação de marionetes na montagem do Auto da Barca do Inferno, do Autor João Vicente, apresentada em Portugal e na Espanha, e a exposição ‘Ao Mestre das Bandeirinhas’, em que homenageia o artista plástico Volpi.

As criações do produtor cultural e artista plástico Fábio Sampaio exala contemporaneidade. Com mais de 30 anos de carreira, coleciona participações em importantes exposições pelo Brasil e pelo mundo afora, como as Bienais de Florença e Bruxelas e mostras em Paris e Nova Iorque. Movido por sua paixão pela capital sergipana, ele criou em 2010 o termo ‘cajucidade’ para expressar um tipo de comportamento tropical que contagia não só aracajuanos, mas todos que se deixam levar por esse universo ímpar. Desde então, Fábio Sampaio brinda a população sergipana e os turistas com ações artísticas como os cajus gigantes instalados em diferentes pontos de Aracaju, inclusive no Shopping Jardins.

Desde 1972, o aracajuano Jorge Luiz Barros compartilha a sua arte com o público, através de desenhos, pinturas, esculturas e objetos cenográficos singulares. Tendo grandes nomes como mestres, a exemplo de Eurico Luiz e Leonardo Alencar, o artista plástico e designer de interiores já participou de diversas exposições individuais e coletivas em Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraná, Curitiba e Rio de Janeiro.

Fonte e fotos: Shopping Jardins

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *