Leia o resumo dos jornais deste sábado
15 de julho de 2017
Turistas devem visitar o Palácio Museu Olímpio Campos
15 de julho de 2017
Exibir tudo

Sergipe tem um pantanal

Sergipe tem um pantanal. Parece até conversa de pescador, mas o Pantanal de Pacatuba, também conhecido como Pantanal Nordestino, é composto de 40 Km² de área verde que reúne uma biodiversidade pântanos, manguezais, dunas, mar e Mata Atlântica formando um cenário harmonioso de fauna e flora. Fica localizado entre a foz do rio São Francisco e a Reserva de Santa Isabel, banhado por águas límpidas e transparentes do rio Poxim, um afluente do Velho Chico.

Intocado e preservado, essa região reserva aos visitantes um belo espetáculo, particularmente quando ocorre a cheia, nos meses de junho, julho e agosto. Nesse ecossistema sergipano você poderá encontrar macacos de várias espécies, dentre elas o Guigó, lontras, capivaras e jacarés do papo amarelo (ameaçado de extinção).

Vale contemplar, caminhar pela areia da praia, perceber a rica flora composta de plantas aquáticas raras, bromélias, mandacarus, mangabeiras, cajueiros, mandacarus e outras espécies de cactos.

A infra-estrutura turística do município ainda é mínima. Há apenas uma pousada em casa de família. No Pantanal, o melhor restaurante é o do Juarez e na sede do município vale visitar o restaurante do Zé Antônio.Ou seja, leve o lanche de sua preferência. Sempre vale lembrar de não sujar o meio ambiente.

São três as sugestões de como chegar. O primeiro é via BR-101, de Aracaju a Pacatuba são 116 quilômetros. Entrar à direita em frente a Polícia Rodoviária Federal, em Malhada dos Bois, em direção a Neópolis. Segue até o povoado Tatu. A partir desse ponto são seis quilômetros até a cidade.

A segunda opção é indo pela ponte Aracaju-Barra, via Aguilhadas. Atravesse a ponte e siga em direção ao município de Pirambu. No entroncamento de Pirambu, pegue à direita até a entrada do povoado Aguilhadas. Pela estrada de chão são 83 km.

A terceira e última também é pela ponte Aracaju-Barra, via Japaratuba. Atravesse a ponte e siga em direção a Pirambu. No entroncamento de Pirambu pegue à direita e siga para Japaratuba e pegue a BR-101 em direção a Neópolis.

O Pantanal Nordestino é considerado um exemplo de conservação da natureza por manter ainda intacta uma extensa região de rara biodiversidade. A região guarda muitas surpresas para quem aprecia um programa voltado com o contato com a natureza. O passeio de canoa é uma indispensável opção para os amantes da ecologia.

Fonte: Blog Econativus (Crédito/pacatubaemfoco.com.br)

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *